Programa Criança Feliz

Cras do bairro Jardim Itapemirim ganha brinquedoteca

Local conta com diversos brinquedos destinados à primeira infância
Foto: Dilvulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro recebeu, por meio do Programa Criança Feliz Capixaba, itens para a montagem de uma brinquedoteca do projeto Brincar na Primeira Infância (Brinpi), no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Jardim Itapemirim.

No local, crianças da Primeira Infância (0 a 6 anos incompletos) já podem se divertir com diversos brinquedos que estimulam os sentidos e contribuem com o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo dos pequenos.

A brinquedoteca funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. De acordo com a Semdes, todas as crianças do município são bem-vindas no local, não sendo necessário estarem cadastradas em programas sociais.

Além disso, há presença constante de um profissional para supervisionar as atividades no local. Entretanto, é importante a presença do pai ou responsável durante a permanência da criança no local.

“Preparamos um ambiente para que as crianças possam ter uma alternativa de lazer. A sala está equipada com brinquedos adaptados para a Primeira Infância, ideais para essa fase de tantas curiosidades e descobertas, em que a criança instintivamente desenvolve e apura os seus sentidos”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Programa Criança Feliz Capixaba

O objetivo do Programa Criança Feliz Capixaba, fruto de uma parceria entre os governos estadual e federal, é articular, junto aos municípios parceiros, políticas setoriais que favoreçam a promoção do desenvolvimento integral e integrado da criança, desde a gestação até os seis anos de idade.

A principal ação do programa é a realização de atendimentos domiciliares, com ações presenciais e remotas, atuando sob as perspectivas da prevenção, proteção e promoção do desenvolvimento infantil.