8 mil atendimentos

Centro de Assistência Social do bairro Rui Pinto Bandeira completa três anos

Espaço fica localizado na Pracinha da Cultura "Sergio Sampaio"
Foto: Divulgação/PMCI

No último mês de outubro, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Rui Pinto Bandeira completou três anos de serviços prestados a pessoas em situação de vulnerabilidade social da região.

Inaugurado em 2019, na Pracinha da Cultura “Sérgio Sampaio”, o espaço já referenciou cerca de 1,4 mil famílias, totalizando, até o momento, mais de 8 mil atendimentos, que incluem orientações e encaminhamentos a diversos benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Assim como os demais Cras do município, a unidade também oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O local recebe demandas espontâneas e realiza, quando necessário, o acompanhamento de famílias com base em um conjunto de intervenções, continuadas e pactuadas entre a equipe multidisciplinar, com o objetivo de garantir os direitos de cidadania de seus assistidos.

Além do bairro em que está instalado, o Cras do Rui Pinto Bandeira também atende moradores do Boa Vista, Aeroporto, Coramara, Luiz Tinoco da Fonseca, Waldir Furtado Amorim e Central Parque.

No interior, o equipamento público é referência para o distrito de Córregos do Monos e as localidades de São Joaquim e Santa Fé.

“Com a inauguração desse Cras, foi possível remanejar, para o espaço, famílias de diversas regiões que antes eram referenciadas pela unidade do Jardim Itapemirim. Com isso, passamos a oferecer um atendimento de mais qualidade a essas pessoas que se encontram nos mais diversos tipos de vulnerabilidades sociais”, destaca Márcia Bezerra, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro.

Márcia lembra, ainda que, em pesquisa realizada pela Ouvidoria Municipal, em maio deste ano, o Cras do bairro Rui Pinto Bandeira teve 94,7% de aprovação por parte das pessoas que utilizam seus serviços.

“Esse expressivo resultado é fruto do incessante trabalho dos nossos servidores no acolhimento e acompanhamento das famílias, com um olhar sensível e atento à situação de cada cidadão e cidadã que frequenta o Cras”, finaliza.

Atendimento nos Cras

Cachoeiro possui sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras), localizados, respectivamente, nos bairros Aeroporto, Alto União, Jardim Itapemirim, Village da Luz e Zumbi e nos distritos de Burarama e Itaoca.

Na página da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/desenvolvimento-social-semdes/), o cidadão pode consultar o endereço, horário de funcionamento e telefone de contato de cada unidade.