Crianças do Cras do Alto União têm atividades de incentivo à leitura

Eles participam do projeto Jovens leitores, no bairro Arariguaba

O período é de férias escolares, mas para crianças e adolescentes de famílias acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Alto União, em Cachoeiro, esta sexta-feira (18) será de intenso contato com os livros.

A partir das 15h, eles participam das atividades de incentivo à leitura do projeto Jovens Leitores, na Praça da Paz, no bairro Arariguaba. Poderão imergir no mundo da literatura por meio da contação de histórias e do acesso a uma biblioteca repleta de títulos infantojuvenis.

Mas essa não será a primeira vez deles no Jovens Leitores. De acordo com a coordenadora do Cras Alto União, Patrícia Wanguestel, desde o semestre passado a turma participa das atividades do projeto, que é desenvolvido pelo grupo artístico Histartel, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura e apoio das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Semcult), de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Educação (Seme).

“Eles gostam muito do projeto, comparecem com entusiasmo, ao ponto de sermos cobrados para retornar com mais frequência. É uma experiência muito agradável para todos nós e enriquece o trabalho que realizamos no Cras com foco na convivência no fortalecimento de vínculos”, enfatiza Wanguestel.

Para o pequeno Miguel Cristian, de 9 anos, a visita ao projeto é uma oportunidade de expandir a criatividade. “Eu adoro participar, porque posso inventar histórias novas com meus colegas, ouvir muitas histórias e, também, posso ler livros, levar para minha casa e depois devolver para a tia, para que outras crianças possam ler.”

O Cras

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é um equipamento público que presta serviços sociais para a população mais vulnerável, com o objetivo de fortalecer as relações das famílias e da comunidade. Pessoas com deficiência, idosos, crianças em situação de trabalho infantil, usuários do Cadastro Único e beneficiários do Programa Bolsa Família, entre outros, são os que recebem a assistência.

Os principais serviços oferecidos pelo Cras são: o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que proporciona um conjunto de ações – artísticas, esportivas, culturais – em grupo, de acordo com a faixa etária, promovendo a troca de experiências entre os participantes, e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que objetiva a consolidação dos laços familiares.

No município de Cachoeiro de Itapemirim, existem cinco unidades do Cras, administradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes):

Cras do Alto União – rua José Nunes Sobrinho, s/n° – (28) 3155-5413
Cras de Burarama – rodovia João Zago, s/n° – (28) 3539-3014