Maio Amarelo

Crianças vão aprender sobre trânsito com brincadeiras e jogos na Praça de Fátima

Uma das atrações será o jogo interativo "Transitolândia”
Foto: Detran-ES

Cachoeiro terá uma instrutiva opção de lazer e diversão para a criançada, na manhã do próximo domingo (21). Na Praça de Fátima, das 8h às 11h, será realizado o evento “A criança e o trânsito”, com brincadeiras e jogos educativos.

A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semseg), como parte da programação local do movimento Maio Amarelo, dedicado à conscientização por um trânsito mais seguro.

Uma das atrações será a “Transitolândia”, um jogo interativo, disputado em cima de um grande tabuleiro, que simula uma pista. Para avançar no percurso, as crianças precisam lançar o dado e acertar perguntas sobre regras de trânsito. Vence quem chega primeiro ao fim do trajeto.

Além disso, a equipe de Educação de Trânsito da Semseg ornamentará a praça com placas e outros itens de sinalização que indicam velocidade máxima, travessia de pedestre, faixa de pedestre, circulação de pedestre proibida, dentre outros.

O objetivo é que as crianças circulem pelo ambiente de bicicleta, patins, patinete, skate, ou mesmo a pé, aprendendo o significado de cada indicador. Também haverá uma faixa de pedestre e um semáforo para ensinar a importância de respeitar as sinalizações horizontais e verticais.

Todas as crianças que participarem da programação serão premiadas com uma medalha. O evento é totalmente gratuito e conta com a parceria da Selita, do Sest/Senat e do Detran-ES.

“A construção de um trânsito melhor e mais seguro precisa envolver as crianças. Ações como essa ajudam na formação de futuros condutores e pedestres mais conscientes e responsáveis. Por isso, pedimos aos pais que aproveitem essa manhã especial de domingo para garantir muito aprendizado e diversão para seus filhos”, convida o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.