Dia Nacional de Combate

CRJ recebeu roda de conversa sobre intolerância religiosa

Para celebrar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) promoveu uma roda de conversa sobre o tema na manhã desta terça-feira (21), na sede do Centro de Referência da Juventude (CRJ), localizado na Praça de Fátima.

O evento reuniu autoridades e jovens representantes de diversos segmentos religiosos, como evangélicos, católicos, espíritas e candomblecistas que, mediados pela gerência do CRJ, debateram as dificuldades que enfrentam para manifestar e defender sua fé, os preconceitos que sofrem e os obstáculos para ingressar no mercado de trabalho.

O coordenador da Juventude Candomblecista de Cachoeiro, Babá Geovane de Oxalá, disse que todos expressaram suas opiniões, pedindo paz e respeito entre todas as religiões.

“O diálogo foi aberto, buscando soluções com as autoridades sobre o que fazer para reduzir o impacto da intolerância religiosa dentro do município. Foi uma experiência mágica e gostaríamos de continuar com este evento para mostrar que, além do diálogo, o respeito, o amor e a fé são a base de tudo”, complementa.

“O Brasil é um país de grande diversidade religiosa, e é preciso trabalhar para que o respeito às diferentes visões de mundo prevaleça sempre. Esta é uma data importante, que precisa ser celebrada e debatida, assim como nós fazemos com diversas outras datas comemorativas”, acrescenta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Stulzer.

Combate à Intolerância Religiosa

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi oficializado em 2007, por meio da Lei n.º 11.635. A data foi instituída como um alerta para o problema do preconceito religioso, provocado pelo desrespeito às diversas manifestações de crença existentes no mundo. Considerado um símbolo pela luta ao respeito à diversidade religiosa, o 21 de janeiro também é o Dia Mundial da Religião.