Valorização da mulher

Cuidando Delas levou orientações e serviços para mulheres de Pacotuba

Questionário foi aplicado para levantamento de demandas ao setor público
Foto: Patrícia Pim/PMCI

Nesta sexta-feira (14), em Pacotuba, a Prefeitura de Cachoeiro deu início às ações do projeto “Cuidando Delas” dedicadas a comunidades do interior do município.

Realizada no ginásio de esportes do distrito, a atividade foi uma oportunidade para moradoras da região participarem de roda de conversa sobre violência contra a mulher, receberem orientações sobre prevenção de câncer de mama e colo do útero e obterem encaminhamento para serviços de saúde.

“Muito boa essa atenção para as mulheres dos distritos. Gostei, principalmente, da conversa sobre violência doméstica, porque acredito que quanto mais pessoas souberem e falarem desse assunto, mais será possível combatê-la”, expressou a moradora Célia Aparecida de Moraes.

Já Carla Correia ficou satisfeita por ter conseguido agendamento para exame de mamografia, que possibilita o diagnóstico precoce de tumores nas mamas. “Esse tipo de evento facilita o acesso aos serviços e incentiva as pessoas a cuidarem da saúde”, salientou.

Durante o evento, foi aplicado um questionário entre as participantes. O objetivo é identificar as demandas do público feminino em relação aos serviços públicos, para planejamento de ações com foco na promoção da segurança, da valorização, da independência e do empoderamento das mulheres.

Apresentações culturais, assessoria jurídica gratuita e cadastro para vagas de emprego no programa municipal Oportuni também estão entre as atividades oferecidas pelo projeto, que ainda percorrerá cinco localidades – veja a programação abaixo.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Governo (Semgov) e conta com a colaboração das pastas de Saúde (Semus), de Cultura e Turismo (Semcult) e de Administração (Semad).

Data: 15 de outubro – Soturno
Local: Ginásio de Esportes