
Agricultores familiares das comunidades envolvidas na organização
do Circuito de Turismo Rural da Pedra da Penha, no distrito de São
Vicente, participam nesta semana de mais um curso oferecido pela
prefeitura de Cachoeiro, em parceria com o Serviço Nacional de
Aprendizagem Rural (Senar).
A formação sobre Turismo
Rural e Desenvolvimento Sustentável teve início na segunda (14) e
segue até esta quarta (16), no salão da Igreja Católica da
localidade de Boa Vista.
A atividade faz parte de um ciclo de capacitações realizadas com o objetivo de estruturar melhor e desenvolver o turismo rural na região. Formação de circuito turístico, atendimento ao turista e fomento do trade turístico são temas trabalhados com os participantes.
Nivaldo José Fávero, que é dono de uma agroindústria de palmito, é um dos que estão fazendo o curso e conta que está aproveitando a oportunidade para obter novos conhecimentos. “O curso é muito bom, a gente aprende muita coisa, muda o pensamento. É um diferencial”, avalia.
“Os cursos sobre o assunto, que têm sido oferecidos pela prefeitura e Senar, têm sido muito bons, estamos gostando muito, porque sempre aprendemos coisas novas. Neste, falamos sobre nossas expectativas e começamos a trabalhar sobre os atrativos turísticos da região”, conta Claudia Patusse Pancini, que planeja implementar uma horta orgânica “colha e pague” e uma hospedaria na região.
Qualificação
Esse é o quinto curso oferecido aos agricultores, gratuitamente, com foco na formação do Circuito de Turismo Rural da Pedra da Penha. A expectativa é que o fomento da atividade turística permita o desenvolvimento local, gerando novas oportunidades de emprego e renda e permitindo o crescimento sustentável da região.
“O grupo está muito motivado e os primeiros empreendimentos estão sendo implantados, com consultoria do Senar. Outros eventos semelhantes estão programados na sequência, com o mesmo objetivo”, avisa o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão, que coordena o projeto de Turismo Rural do município.