Qualificação

Curso capacita cuidadores de idoso no distrito de Burarama

Capacitação é gratuita e voltada a produtores rurais da região
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural estão capacitando produtores rurais de Burarama para atuar como cuidadores de idosos. Realizado no auditório da Igreja Católica do distrito, nesta semana, o curso é gratuito e oferecerá 40 horas de aulas teóricas e práticas.

O conteúdo aborda os direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso (lei 10.741), alguns procedimentos básicos de emergência, informações sobre as necessidades alimentares, peculiaridades do sono, atividades para estímulo, doenças comuns nessa faixa etária e dados sobre higiene pessoal.

A ação é uma forma de proporcionar às famílias rurais orientações básicas sobre o idoso para melhorar sua qualidade de vida e, também, de apresentar aos participantes uma alternativa de trabalho e geração de renda.

“Nosso objetivo é oferecer aos agricultores instruções que lhes permitam cuidar dos seus idosos, com a devida atenção, respeitando as necessidades características de cada um, no que diz respeito à alimentação adequada, uso de medicamentos, prevenção de acidentes domésticos, entre outros cuidados. Para além do zelo com os idosos da própria família, estamos apresentando aos participantes uma opção viável de atividade profissional, como forma de incentivar a diversificação das atividades geradoras de renda no meio rural”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

A secretária Luana Gava Oliveira, 28, é uma das participantes do curso e conta que está aprendendo bastante. “O nosso grupo é bem dinâmico e conseguimos trabalhar tanto em equipe quanto individualmente. A professora é acessível para tirar nossas dúvidas, então, tem sido muito bacana”, avalia.