Curso para agentes da Guarda promove visita a escolas

As atividades do Ronda de Prevenção Escolar (Rope) são conduzidas pela Guarda Municipal

O trabalho desenvolvido nas escolas de Cachoeiro pelos agentes da Guarda Municipal conta, nesta semana, com aulas de qualificação dentro do curso para a corporação, promovido por meio de parceria entre a prefeitura e a Polícia Civil.

Em visita às escolas Anacleto Ramos, no bairro Ferroviários, e Galdino Theodoro, no bairro Jardim Itapemirim, os participantes puderam conhecer as novidades sobre o atendimento a estudantes, dentro e fora das escolas.

No entorno dos prédios, corredores e salas, os agentes receberam orientações e registraram por escrito detalhes que possam impactar direta e indiretamente na segurança, como os relacionados a estrutura, movimentação de pessoas e gestão do espaço. Foram observados pontos potencialmente vulneráveis, como muros, árvores e banheiro.

A atividade nessas unidades compõe a etapa final da disciplina Atividades Sociopedagógicas da Guarda Municipal de Caráter Preventivo (Patrulhamento Escolar), ministrada por Mauro Temporim. A carga é de 12 horas-aula. Em sala, foram reforçados dados sobre métodos de abordagem, estratégias para entrada e saída no ambiente escolar e postura e conteúdo nas palestras educativas para alunos.

Comunidade e trânsito também são pauta

Esse trabalho de patrulhamento, em Cachoeiro, é promovido pelo projeto Ronda de Prevenção Escolar (Rope), da Guarda Civil Municipal. A agente Teresa Lobo, que participa do curso, destaca a importância da atenção aos detalhes e do bom convívio, nas escolas, com estudantes, funcionários e comunidade, orientação também reforçada durante o curso.

“É fundamental o agente da Guarda se fazer presente, participar de reuniões com pais de alunos e conhecer as características do bairro, para que o trabalho tenha o respaldo do público e conquiste sua confiança”, ressalta.

Apesar do fluxo de pedestres e veículos ser uma responsabilidade na prefeitura do agente de Trânsito, principalmente, as orientações ao cidadão e a fiscalização podem ser promovidas também por guardas municipais. Por isso, o tema também vem sendo pauta durante as visitas e em sala de aula no curso. Nas rondas, o guarda municipal promove também o monitoramento das demandas de sinalização, para que o setor responsável seja acionado.