Curso para porte de armas da GCM termina nesta quinta (20)

A Secretaria está fazendo todos os trâmites para que a Guarda Municipal seja armada em 2019

Nesta quinta-feira (20) acontece a cerimônia de formatura do curso para a liberação do porte de arma de fogo pela Guarda Civil Municipal (GCM), na Escola Municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários, a partir das 10h.

Um dos pontos na ação movida pelo Ministério Público como necessários ao retorno da arma de fogo à Guarda Municipal foi a realização do curso que foi ministrado pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES), teve início em fevereiro e terminou neste mês. Ao todo, foram 550 horas de aulas teóricas e práticas em 28 disciplinas.

Os agentes participaram de aulas de direitos humanos e ética, concepções políticas de segurança pública, histórico e funções da corporação, geoprocessamento de informações e fundamentos de gestão integrada. Nas aulas práticas, disciplinas como armamento e tiro, aulas de utilização de equipamentos não letais, estágio de trânsito, defesa pessoal, patrulhamento escolar, prevenção e combate a incêndios e pânico, dentre outras.

Segundo o secretário de Segurança e Trânsito de Cachoeiro, Ruy Guedes, o curso visa atender a exigência prevista no Estatuto do Desarmamento (lei nº. 10.826), de que a autorização para o porte de arma de fogo das Guardas Municipais está condicionada à formação funcional de seus integrantes em estabelecimentos de ensino de atividade policial.

“O curso, além do cumprimento de uma necessidade, serviu para a atualização dos conhecimentos de nossos integrantes da Guarda Civil Municipal e irá melhorar, ainda mais, o atendimento ao cidadão cachoeirense”, explica Guedes.

Para que os guardas voltem a trabalhar armados já em 2019, a próxima etapa é a formalização de convênio com a Polícia Federal para emissão dos portes funcionais de armas. De acordo com a a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), as exigências legais já têm sido cumpridas.