Curso para rearmar Guarda Municipal deve começar em 60 dias

Convênio entre a prefeitura e o governo do estado foi assinado nesta terça-feira (19), em Vitória

O treinamento que os guardas civis municipais de Cachoeiro precisam fazer para atuarem armados novamente tem previsão para começar em 60 dias. A capacitação será oferecida pela Academia de Polícia Civil, por meio de convênio entre a prefeitura e o governo do estado assinado nesta terça-feira (19), no Palácio Anchieta, em Vitória.

O prefeito Victor Coelho e o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Junior, foram recebidos pelo governador Paulo Hartung e pelo secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, em evento que contou a presença de outras autoridades.

Victor agradeceu a parceria, que contribui para que Cachoeiro resolva uma pendência de cerca de uma década. “É um presente de Natal para o nosso município. Com essa capacitação, estamos mais próximos de conseguir o rearmamento da Guarda, o que vai fortalecer o sistema da segurança pública em Cachoeiro”, destacou.

Hartung destacou que o problema da segurança deve ser resolvido com a cooperação das várias polícias, e se disse feliz em ver que a Polícia Civil vai fazer o treinamento da Guarda Civil Municipal.

André Garcia lembrou que a parceria não se esgota no convênio e que o curso é uma contrapartida oferecida pelo estado, uma vez que a prefeitura arca com despesas da Polícia Civil em Cachoeiro. “Nada mais justo que o estado pagar pelo curso”, frisou.

A capacitação, que inclui aulas para manuseio de arma leve, terá carga horária de 550 horas. “Serão cerca de três meses de curso. Depois, vamos firmar convênio com a Polícia Federal para emitirmos os portes de arma, atendendo, assim, toda a norma legal para a Guarda voltar a andar armada”, ressalta o secretário Ruy Guedes.