Do 9º ano

Curso Pré-Ifes começa para 225 alunos da rede municipal de Cachoeiro

Aula inaugural foi realizada no sábado (2), na escola Zilma Coelho
Foto: Patricia Pim/PMCI

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro realizou, no último sábado (2), a aula inaugural do Pré-Ifes 2022, curso preparatório para ingresso no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), oferecido a 225 alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal, selecionados por meio de edital.

No auditório da escola Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários, os estudantes conheceram a dinâmica do curso e assistiram a uma palestra do diretor-geral do Ifes – Cachoeiro, Edson Maciel Peixoto, com o tema “O ensino médio integrado à educação profissional: um caminho de possibilidades e oportunidades para o jovem do século XXI”.

No curso, serão intensificados conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, matérias cobradas no processo de seleção para ingresso no ensino médio do Ifes. Além disso, os alunos participarão de simulados com formatação e tempo de duração semelhante aos parâmetros da prova do Instituto.

As aulas preparatórias ocorrerão aos sábados, em duas escolas-polo: “Anacleto Ramos”, localizada no bairro Ferroviários, e “Prof. Pedro Estellita Herkenhoff”, que fica no Waldir Furtado de Amorim.

“Este curso é muito importante para ampliar a possibilidade de mais alunos da rede pública, que estão concluindo o ensino fundamental, ingressarem numa instituição de ensino renomada. Serão aulas intensivas, que vão aprofundar os conteúdos cobrados na prova do Ifes e tenho certeza de que vão ajudar os estudantes nesse desafio”, declara a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

Presente no evento, o vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes, destacou a importância da ação e desejou boa sorte para os participantes.

“Essa é uma oportunidade que pode transformar a vidas de vocês. Desejo que obtenham bons resultados”, disse aos alunos.