Curso prepara produtores rurais para formação de circuito de agroturismo

Objetivo é a organização de infraestrutura ao turista no meio rural

Nesta segunda-feira (13), a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai) de Cachoeiro iniciou o treinamento “Produção Rural Associada ao Turismo – Planejamento e Gestão”, na comunidade de Alto Boa Vista, distrito de São Vicente. Voltada aos produtores rurais, a atividade faz parte das ações para formação de um Circuito de Turismo Rural no município.

Ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o curso apresenta aos participantes o conceito de turismo rural, as diferentes modalidades de turismo e aborda temas como empreendedorismo e atendimento ao público, com foco na organização de uma infraestrutura ao turista no local, com pousadas, lanchonetes, guias turísticos, transporte e outros produtos e serviços.

“É muito importante a qualificação e profissionalização dos envolvidos para oferecer os serviços e o atendimento adequados aos visitantes. Os treinamentos e palestras contribuem para esse desenvolvimento e suporte aos agricultores que serão os empreendedores”, comenta o secretário Municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

O treinamento segue com novas atividades nos dias 20, 27 e 03 de junho, das 13h às 21h, na igreja de Alto Boa Vista. De acordo com a Semai, haverá capacitação, ainda, nas comunidades de Independência, Bom Jardim e Alto São Vicente, que também integram essa fase inicial do projeto de turismo rural.

Circuito

De iniciativa da Semai, o projeto de Circuito de Turismo Rural tem como objetivo gerar alternativas de emprego e renda para os agricultores e seus familiares, a partir da oferta de produtos agrícolas e serviços de lazer, aliados à riqueza de recursos naturais e às paisagens do interior de Cachoeiro.

O trabalho de formação do Circuito é feito por etapas. As primeiras foram visitas técnicas da equipe responsável a municípios capixabas com circuitos bem estruturados para análise dos modelos adotados e um seminário para mobilização dos produtores rurais.

De acordo com o secretário Robertson Valladão, o processo deve durar cerca de três anos, abrangendo a conclusão das fases de capacitação dos agricultores, de planejamento estratégico, de análise dos empreendimentos, de consultorias individuais, de missões técnicas, de avaliação de projetos, de criação da identidade visual do Circuito e de organização das atividades coletivas.

Obras de acessibilidade

Outro importante ponto para a efetivação do projeto é a pavimentação e melhorias das estradas que levam aos locais que compõem o circuito turístico. Os serviços de recuperação das estradas rurais de Cachoeiro já estão acontecendo e, além de potencializar o agroturismo, melhoram as condições para escoamento da produção agrícola e a mobilidade para as famílias locais.

O projeto Circuito de Turismo Rural, da Semai, tem parceira com as secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semesp), de Cultura e Turismo (Semcult) e de Meio Ambiente (Semma).