Formação pela Escola

Cursos on-line gratuitos na área de educação abrem 330 vagas

Capacitações são destinadas, principalmente, a quem atua na educação pública
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro abriu 330 vagas para cursos on-line gratuitos do programa Formação Pela Escola, oferecidos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As vagas são divididas igualitariamente entre os cursos “Plano de Ações Articuladas”, “Competências Básicas” e “Programa Nacional da Alimentação Escolar”. Cada um tem carga horária total de 60h e as atividades serão realizadas em julho e agosto.

As inscrições vão até o dia 2 de julho, pelo site www.fnde.gov.br/ava. O passo a passo para efetuar a inscrição foi disponibilizado pela Seme no portal da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br), em banner na página principal. O documento também tem informações sobre os critérios para participação e descrição dos cursos.

As vagas são destinadas aos cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do Plano de Ações Articuladas (PAR) e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação – CME; Conselho Escolar – CCE; Conselho de Alimentação Escolar – CMAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb – CACS/Fundeb) que atuem no segmento da educação básica. Contudo, pessoas que tenham interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE também podem se inscrever.

Descrição dos cursos

Plano de Ações Articuladas (PAR): O Plano de Ações Articuladas é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.

Competências Básicas – ES: O Curso disponibiliza informações sobre as políticas públicas, na área da educação, executadas pelo governo federal, o financiamento dessas políticas e o papel do FNDE no apoio a efetivação dessas políticas. Agrega informações relativas às políticas públicas na área social, particularmente no campo da educação, suas formas de financiamento e de controle social. Aborda, ainda, o apoio do FNDE às políticas públicas voltadas para a educação básica.

Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae): O Curso engloba questões relacionadas à política pública e ao histórico da alimentação escolar no Brasil. Apresenta o papel do nutricionista e as responsabilidades em relação à conservação dos alimentos, fazendo menção ao cardápio da alimentação escolar. Lida com as formas de gestão, o repasse de recursos financeiros às escolas e o processo de aquisição de produtos alimentícios. Além de abordar a questão da agricultura familiar e as etapas da prestação de contas, sem deixar de mencionar o importante papel do controle social como a necessidade de denunciar irregularidades por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).