Notícias

220 vagas

Cursos on-line gratuitos na área de educação abrem inscrições

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro ofertará 220 vagas para cursos on-line gratuitos do Programa Formação Pela Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A inscrição poderá ser realizada desta quarta-feira (23) até 4 de março pelo site www.fnde.gov.br/ava. Depois, o candidato deve acessar no site www.cachoeiro.es.gov.br as instruções para efetivar a matrícula no dia 5 de março, das 7h às 19h. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos e-mails relativos às inscrições.

Do total de vagas, 110 são para o curso Educacenso (Censo Escolar da Educação Básica) e 110 para o curso PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). Os cursos terão atividades em março e abril e carga horária total de 60h.

As vagas são destinadas a cidadãos em funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, profissionais da educação e, também, a outras pessoas interessadas em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Descrição dos cursos:

EDUCACENSO (CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA): disponibiliza informações que visam capacitar profissionais da educação para o correto preenchimento das informações do Censo Escolar da Educação Básica, bem como a conselheiros e cidadãos com a finalidade de conscientizá-los sobre a importância do acompanhamento e do controle social para o cuidadoso e fidedigno preenchimento dos dados.

PDDE (PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA): visa fortalecer os princípios democráticos e a gestão participativa da escola pública, uma vez que a comunidade escolar pode se organizar para definir a utilização dos recursos repassados por meio do Programa. Explica também porque prestar contas dos recursos e descreve a relação entre o PDDE e o controle social.