Notícias

Qualificação

Cursos on-line gratuitos na área de educação oferecem 330 vagas

As inscrições podem ser realizadas a partir desta quinta (18) e deverão ser feita on-line
Foto: Márcia Leal/PMCI

Por meio do Programa Formação Pela Escola, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim ofertará 330 vagas para cursos on-line gratuitos.

São 110 vagas para o curso o Plano de Ações Articuladas (PAR), 110 para o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e 110 para a formação Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso). Todas as aulas terão duração de dois meses (março e abril) e carga horária total de 60h.

As inscrições são realizadas pela internet. O candidato deve acessar o site www.fnde.gov.br/ava, fazer um breve cadastro e, depois, seguir o passo a passo informado na página eletrônica, onde constam, também, os critérios para participação.

Para efetivação da matrícula, no dia 1º de março, a partir das 19h, o candidato deverá enviar o cadastro para o e-mail da tutora correspondente ao curso escolhido; o print da inscrição realizada e a relação com nome completo, CPF, telefone, e-mail e município onde reside. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos e-mails.

Podem se inscrever para as formações cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); profissionais da educação e, também, cidadãos que tenham interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Cursos

Plano de ações articuladas (PAR): Estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que consiste em oferecer, aos entes federados, um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.

Programa dinheiro direto na escola (PDDE): Como um instrumento de transferência de recursos às escolas públicas de ensino básico, o curso visa fortalecer os princípios democráticos e a gestão participativa da escola pública, uma vez que a comunidade escolar pode se organizar para definir a utilização dos recursos repassados por meio do Programa. Explica, também, porque prestar contas dos recursos e descreve a relação entre o PDDE e o controle social.

Censo escolar da educação básica (EDUCACENSO): Disponibiliza informações que visam capacitar profissionais da educação para o correto preenchimento das informações do Censo Escolar da Educação Básica, bem como conselheiros e cidadãos com a finalidade de conscientizá-los sobre a importância do acompanhamento e do controle social para o cuidadoso e fidedigno preenchimento dos dados.