Defesa Civil dá apoio à população em ocorrências causadas pelas chuvas

Nível do rio baixou após grande elevação no fim de semana, mas há previsão de mais chuva
Foto: Márcia Leal/PMCI

Com o período chuvoso no Espírito Santo, a Defesa Civil de Cachoeiro tem atuado para evitar prejuízos e dar suporte à população em ocorrências. No fim de semana, o rio Itapemirim chegou a atingir 2,74 metros acima do nível normal, e o volume acumulado de chuvas foi de 26,4 milímetros nas últimas 72 horas, segundo informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

No distrito de Pacotuba, seis ruas ficaram alagadas e 15 famílias tiveram que deixar suas casas. Apesar disso, a Defesa Civil avisou aos moradores antes que o transbordamento acontecesse, e as famílias retornaram para as suas residências após a água baixar. Também foi disponibilizado um local de abrigo, que não precisou ser utilizado.

Já no distrito de Coutinho, houve alagamentos em algumas vias, mas nenhuma residência foi atingida. No distrito de Burarama, por sua vez, enxurradas destruíram parte das estradas rurais. A Secretaria Municipal de Interior (Semui) trabalha desde domingo (21) para reparar os estragos.

Na sede do município, foi verificado transbordamento no campo de futebol do Coronel Borges e em garagens de edifícios, mas nenhuma residência foi atingida. A única ocorrência foi no bairro Novo Parque, onde uma família teve que ser alojada em casa de familiares por conta de risco à sua residência.

“Felizmente, o nível do rio baixou bastante. A previsão é de pancadas de chuva fortes e isoladas nas cidades do Sul do Espírito Santo nos próximos dias, e continuaremos monitorando a situação e atuando de forma preventiva”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Elio Carlos Miranda.

Em caso de ocorrências, a Defesa Civil pode ser acionada pelos números de telefone 199 (horário comercial) e (28) 98814-3497. Informações atualizadas sobre o nível do rio Itapemirim podem ser conferidas na página www.cachoeiro.es.gov.br/defesa-civil/plantao.