Chuvas

Defesa Civil de Cachoeiro faz vistorias preventivas nos bairros

Servidores buscam identificar possíveis riscos de deslizamentos e outros eventos
Foto: Divulgação/PMCI

Depois do atendimento emergencial às ocorrências das últimas chuvas em Cachoeiro, a Defesa Civil do município realiza uma operação de vistorias preventivas nos bairros e distritos para identificar situações de risco à população.

Com foco em evitar transtornos e desastres, servidores do órgão municipal percorrem áreas mais propensas a eventos como deslizamentos de terra e queda de muros e árvores.

“Fizemos os atendimentos pós-chuva mais urgentes e, agora, estamos trabalhando preventivamente, mapeando e avaliando potenciais riscos estruturais e geológicos decorrentes do período chuvoso que enfrentamos”, explica Elio Carlos Silva de Miranda, coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro.

Em razão do grande volume de chuvas que Cachoeiro recebeu no último fim de semana, foram registradas 43 ocorrências, com destaque para deslizamentos e quedas de árvores. O rio Itapemirim atingiu 3 metros acima do nível do leito, chegando a inundar áreas próximas às margens. Não houve registros de desabrigados ou desalojados.

“Felizmente, o nível do Itapemirim baixou nas últimas horas e a tendência é que caia ainda mais”, comenta o coordenador, ressaltando que o rio é constantemente monitorado. Às 16h desta terça-feira (11), as medições marcavam 1,65 metro acima do nível normal.

Ainda de acordo com Miranda, os moradores de Cachoeiro podem ajudar a Defesa Civil a identificar situações de risco, repassando informações por telefone, pelos números 199 (horário comercial) e (28) 98814-3497 (plantão 24h).