Força-tarefa

Defesa Civil já fez 1,6 mil vistorias em imóveis atingidos por inundação

Órgão recebeu apoio de voluntários do Conselho Estadual de Arquitetura e Urbanismo
Foto: Divulgação/PMCI

A Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim ganhou um reforço no trabalho de vistoria dos imóveis afetados pelas chuvas fortes e pela enchente em janeiro. Voluntários do Conselho Estadual de Arquitetura e Urbanismo (CAU) estiveram no município, nesta quarta-feira (12), para colaborar com o trabalho do órgão municipal.

Durante a semana, equipes da Defesa Civil visitaram o distrito de São Vicente e o bairro Aquidaban. Nesta quarta (12), as vistorias aconteceram nos bairros Coronel Borges e Arariguaba, com a ajuda dos voluntários. Nesta quinta (13), os trabalhos seguem para o bairro Baiminas e, na sexta-feira (14), para o Álvares Tavares.

Até a manhã desta quinta-feira, foram realizadas 1.684 vistorias de imóveis em Cachoeiro, havendo 160 interdições. Desse total, 165 vistorias aconteceram nesta quarta, com a participação dos voluntários da CAU. A prefeitura também convocou 28 arquitetos e engenheiros de outros setores da administração municipal para contribuir com o trabalho da Defesa Civil.

“O trabalho dos voluntários colaborou bastante com o nosso serviço, pois estamos empenhados em atender a todos os chamados o mais rápido possível. Já passamos por todas as áreas que foram afetadas, porém, continuamos com as vistorias para que todos os moradores sejam atendidos”, explica o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Francisco Inacio Daroz.

“A ideia de ajudar partiu do sentimento de empatia. As pessoas perderam seus bens e o mínimo que podemos fazer é ajudá-las a se reestruturarem. A avaliação das condições do imóvel, principalmente da estrutura, vai dar condições de identificar se a edificação está segura para ser utilizada, preservando o maior bem do ser humano, que é a vida”, ressalta o arquiteto voluntário do CAU, Vinícius Gama.

Para solicitação de vistoria, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199.

Mutirão da Cidadania

Equipes da Defesa Civil estarão disponíveis no Mutirão da Cidadania, que acontecerá nesta sexta-feira (14), das 9h às 18h, e sábado (15), das 9h às 15h, para realizarem vistorias e emitir laudos a quem precisar. O evento será realizado no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz e dará oportunidade de solicitação 2º via de documentos como RG e CPF, além de agendamento para emissão gratuita das certidões de nascimento e casamento e da carteira de trabalho.