Colaboração

Dengue: receber agentes de endemias em casa é essencial no combate à doença

Profissionais atuam para eliminar larvas e possíveis criadouros do mosquito
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro, as notificações de casos suspeitos de dengue registradas neste ano (338) superaram as do mesmo período de 2022 (260). Diante desse crescimento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) renova o apelo para que a população colabore com o trabalho dos agentes de combate a endemias, essencial para controle da doença e, também, da zika e da chikungunya, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a pasta, os agentes têm encontrado dificuldades para efetivar as visitas domiciliares. Na última semana, as equipes não conseguiram acessar 3.258 dos 4.199 imóveis que visitaram. Ou seja: em 77% dos casos, a ação de vistoria para eliminação de larvas e possíveis criadouros do mosquito não pôde ser realizado por recusa dos moradores em permitir a entrada dos servidores ou por se tratarem de imóveis fechados, sem pessoas para recebê-los.

Se o motivo para não permitir o acesso é insegurança ou desconfiança, a Semus lembra aos moradores que os agentes de endemias sempre trajam uniformes e acessórios com o brasão da Prefeitura de Cachoeiro, em destaque, para facilitar a identificação.

Quanto aos imóveis fechados, caso o morador tenha se ausentado de casa por longo período, em função das férias, por exemplo, a recomendação é a de que a visita dos agentes seja solicitada por meio da Ouvidoria Geral do Município: telefone 156 e demais canais, como o WhatsApp (98814-3357) e o aplicativo Todos Juntos.

“A dengue é uma doença grave, que pode levar à morte. A prevenção é a melhor forma de evitá-la. Para isso, é essencial que a população receba os agentes de endemias, em suas casas, e permita a vistoria e eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde de Cachoeiro.