Higiene

Descarte correto do lixo ajuda a combater coronavírus

Cuidado com materiais de higiene pessoal deve ser redobrado, e dias e horários de coleta, respeitados
Foto: Divulgação/PMCI

O descarte correto do lixo domiciliar também pode ajudar no combate à propagação do novo coronavírus (Covid-19). É o que reforça a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) de Cachoeiro de Itapemirim, recomendando que a população redobre os cuidados com o descarte.

As orientações são, principalmente, para as pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19, que estejam em isolamento domiciliar. Para esses pacientes, a recomendação é de que todos os materiais de higiene pessoal, como máscaras descartáveis e luvas (incluindo as embalagens), sejam separados e colocados em dois sacos de lixo resistentes e descartáveis, um dentro do outro, não os enchendo até a borda para que possam ser lacrados e/ou fechados de forma devida.

Além disso, é preciso identificar os tipos de descarte, para que o trabalhador do serviço de coleta de lixo não seja prejudicado com um possível contágio. Caso o paciente seja morador de um condomínio ou de um espaço coletivo, é necessário que essas medidas de segurança sejam informadas para o síndico ou responsável pela limpeza e higiene.

Já para pessoas que não se enquadram como casos suspeitos da doença, a Semsur recomenda que o descarte seja feito de forma prudente, mais uma vez, levando em conta os funcionários responsáveis pela coleta de lixo. Caso utilizem materiais como máscaras e luvas, devem descartá-los como lixo comum mas, devidamente, acondicionados.

Outra diretriz é respeitar os dias e turnos de coleta nos bairros e distritos – em Cachoeiro, não houve alteração de rotas nem de horários – e evitar o acúmulo desnecessário, que pode atrair bichos e causar mau cheiro.  O recolhimento acontece nos turnos diurno (das 7h20 às 15h20) e noturno (das 19h às 3h20).

“Nós entendemos o temor das pessoas neste momento. Por isso, fazemos recomendações que podem parecer simples, mas que fazem bastante diferença. Pedimos a colaboração da população para mantermos nossa cidade limpa e protegida”, salienta o secretário de Serviços Urbanos de Cachoeiro, Vander Maciel.