Notícias

Emoção e história

Desfile escolar celebra 156 anos de emancipação de Cachoeiro

Alunos de quatro escolas participaram do evento
Foto: Divulgação/PMCI

Alunos das escolas municipais “Aurora Estellita Herkenhoff”, “Sandra Monteiro Vargas Piassi”, “Zilma Coelho Pinto” e “Anacleto Ramos” abrilhantaram a comemoração dos 156 anos de emancipação de Cachoeiro, neste sábado (25), com um desfile cheio de emoção e história.

A concentração foi na rua 25 de Março, na frente do Shopping Cachoeiro, com a banda marcial da escola estadual “Liceu Muniz Freire” conduzindo os estudantes até a Praça Jerônimo Monteiro.

Com brilho nos olhos e sorriso no rosto, Regina Barcelos, mãe da pequena Sara, aluna da Aurora Estellita, não escondeu o contentamento. “Foi tudo muito lindo. Estou orgulhosa dela e feliz de vê-la participar da história de Cachoeiro”, expressou.

Para Marcos Antônio Denardi, o desfile teve um significado ainda mais especial: gerou sentimento de pertencimento e inclusão. “Meu neto é autista e estava empolgado por participar. Foi muito emocionante vê-lo feliz, fazendo parte de algo tão relevante”, disse.

Quem acompanhou o desfile pôde conhecer um pouco mais sobre a história, a economia e a cultura de Cachoeiro. As escolas apresentaram referências aos quatro principais símbolos que formam o brasão oficial do município: os três monólitos, simbolizando o mármore e o pico do Itabira; a roda dentada, que remete à pujança industrial do município; a cabeça de boi, em alusão à pecuária; e a pena, que remete à cultura cachoeirense.

“O desfile escolar contribui para que nós, adultos, lembremos da grandiosa história de Cachoeiro e para que os pequenos possam conhecer e, também, amar essa história. Estamos orgulhosos do que nossos alunos apresentaram”, salientou a secretária municipal de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.