Dia D de combate à dengue teve ações em 11 bairros e um distrito

Limpeza em imóveis e terrenos baldios foi uma das frentes de trabalho

O Dia D de combate ao Aedes aegypti em Cachoeiro de Itapemirim, nesta quarta-feira (29), contou com o esforço conjunto do prefeito Victor Coelho, de secretários municipais e de seus servidores, além de diversos voluntários e parceiros.

Todos foram às ruas, durante a manhã, para ações de abordagem a populações de 12 locais do município com maiores registros de notificações de dengue.

São os bairros Parque Laranjeiras, Gilson Carone, São Francisco de Assis, Coramara, Agostinho Simonato, Caiçara, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Marbrasa, Paraíso, São Lucas e, ainda, o distrito de Soturno.

Na ocasião, as equipes instruíram os moradores dessas regiões a realizarem um check list em suas residências (uma vez por semana, sempre no mesmo dia) para verificar se há focos do mosquito.

Também houve ações de limpeza em imóveis e terrenos baldios, dos quais foram recolhidos copos descartáveis, embalagens de balas, pneus velhos, garrafas pet, tampinhas, sacolas plásticas, latinhas e outros lixos que, ao acumular água parada, podem se tornar criadouros do inseto transmissor da dengue e de outras doenças, como chikungunya e zika vírus.

“Esse Dia D foi importante para envolvermos toda a sociedade cachoeirense. Por isso, mobilizamos nossos secretários e servidores, para mostrarmos aos cidadãos como estamos comprometidos em fazer a nossa parte. Mesmo assim, para que esse trabalho, que não termina hoje, tenha sucesso, precisamos que a população também cumpra seu papel e nos ajude a eliminar o Aedes aegypti”, ressaltou Victor Coelho.

“Acreditamos que o fato de esse mutirão ter sido distribuído nos locais mais críticos, estrategicamente, vai colaborar para diminuir as notificações de dengue na cidade. No entanto, seguiremos com outros mutirões, que realizaremos, em breve, em áreas com menos índices relativos a suspeitas da doença, mas que requerem igual atenção”, complementou a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

“O Dia D é uma ótima iniciativa. Combater o mosquito é uma ideia que deve ser adotada por todos nós. Agora, nada vai adiantar o empenho da prefeitura se todas as pessoas não se conscientizarem sobre isso”, comentou Jucileia Carvalho, moradora do BNH de Cima.

Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o mutirão contou com apoio de outras pastas, como as de Governo (Semgov), de Serviços Urbanos (Semsur), de Esporte e Lazer (Semesp), de Segurança e Trânsito (Semset), de Educação (Seme), de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Meio Ambiente (Semma).