Dia D de imunização contra a raiva animal terá nova etapa no sábado (23)

Ação é voltada para cães e gatos a partir dos 3 meses de vida
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro dará continuidade, no próximo sábado (23), ao Dia D de vacinação antirrábica, visando à manutenção do controle do ciclo de transmissão da raiva no âmbito municipal. Serão vacinados cães e gatos a partir dos 3 meses de vida.

A ação contará com mais de 25 pontos de vacinação espalhados pela cidade – veja lista abaixo – e acontecerá das 8h às 16h.

A Semus reforça que os animais deverão ser acompanhados por tutores maiores de 18 anos, que precisarão apresentar documento pessoal com foto e o cartão de vacina do bichinho; caso não tenha, o documento será providenciado no momento da vacinação.

A raiva animal é uma doença viral, que acomete diversos animais e, também, o homem. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, dificuldades para engolir, salivação espumosa e esbranquiçada em excesso e escaladas de agressividade. A letalidade da doença é de quase 100%.

“Estamos engajados nesta campanha. A raiva é uma doença perigosa, já controlada em território nacional graças à vacinação. Então, não podemos baixar a guarda. É muito importante que todos os tutores levem seus animais de estimação, ainda não imunizados neste ano, para receber a vacina antirrábica”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vacinação também ocorre na UVZ

A aplicação da vacina antirrábica também é realizada na sede da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que fica localizada na avenida Frederico Augusto Coser, sem número, bairro Aeroporto (antigo CCZ). O atendimento é gratuito, feito de segunda a sexta, das 7h às 16h, dentro de todas as normas sanitárias, inclusive, com atenção à prevenção da infecção pelo novo coronavírus, por isso, o uso de máscara é obrigatório.

Mais de 17 mil pets já vacinados

A campanha de vacinação antirrábica teve início no último mês de agosto e já imunizou 17.047 animais –  sendo 13.659 deles cães e 3.388 gatos. A campanha contou, também, com ações no interior e nas sedes de distritos, com pontos de vacinação itinerantes, para alcançar comunidades mais afastadas.

No último sábado (16), primeira etapa do Dia D de vacinação antirrábica, as equipes da Semus disponibilizaram mais de 30 pontos de vacinação e aplicaram o imunizante em 7.144 animais.

Segundo o gerente de Vigilância Ambiental do município, Fábio Gava, a campanha do Dia D tem, por objetivo, facilitar o acesso da população à vacina antirrábica. “Planejamos esta campanha para garantir que toda a população tenha a oportunidade de vacinar seus animais de estimação”, afirma.

Locais de vacinação no dia 23/10

Aeroporto – Escola Hosana Salles