Dia D de Multivacinação aplicou mais de 800 doses

Ação contou com 26 pontos de imunização, distribuídos na sede e interior do município
Foto: Patricia Pim/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro realizou, no último sábado (24), mais um Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação.

Durante a ação, que contou com 26 pontos de imunização, distribuídos na sede e interior do município, foram aplicadas 806 doses de vacinas que integram o Programa Nacional de Imunização.

Entre elas, estavam doses para crianças e adolescentes de seis meses a 15 anos contra a Hepatite A e B; pneumonia; meningite; pentavalente; rotavírus; febre amarela; tríplice viral e tríplice bacteriana (DTP); VOP; varicela, HPV e meningite ACWY, poliomielite e coronavírus.

Além disso, foi disponibilizado o imunizante contra meningite C, para menores de 11 anos que não receberam a dose de reforço até 4 anos e 11 meses de idade.

O objetivo, de acordo com a Semus, foi o de mobilizar os pais para atualizarem o cartão de vacinação de seus filhos, evitando, assim, uma série de doenças que podem ocasionar graves problemas de saúde, o que coloca em risco a vida das crianças.

Município quer aumentar cobertura contra a pólio

A Semus está buscando aumentar a cobertura vacinal contra a poliomielite. Até agora, foi alcançado 52% do público-alvo, mas o objetivo é aproximar esse número dos 100% das crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, evitando a reintrodução da doença no Brasil.

Para isso, Cachoeiro está apostando na manutenção do imunizante nas salas de vacina, na busca ativa nas escolas com crianças dentro da faixa etária preconizada para receber o imunizante e na organização de dias D de vacinação, que colocam postos em funcionamento aos sábados, para ajudar os pais que trabalham fora com horários diferenciados.

Vacinação continua nas UBS

Quem não conseguiu aproveitar a oportunidade do Dia D da Campanha de Multivacinação pode procurar uma das unidades com salas de imunização, levando a criança, Cartão de Vacinação, CPF ou o Cartão do SUS, de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h.

Unidades com sala de vacinação

Policlínica Municipal Bolívar de Abreu

UBS Aquidaban