D1, D2 e D3

Dia D de vacinação contra a Covid-19 será realizado em Cachoeiro neste sábado (25)

População poderá se vacinar em 26 unidades básicas, da sede e do interior, e na Policlínica Municipal
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim participará do Dia D de vacinação contra a Covid-19 que acontecerá no Espírito Santo, neste sábado (25). As aplicações ocorrerão das 8h às 16h, em 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS), da sede e do interior, e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde).

A vacinação será direcionada: a adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades; pessoas de 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose (D1); pessoas de 18 anos ou mais que com segunda dose atrasada ou por vencer (D2); pessoas de 60 anos ou mais que devem receber a dose de reforço (D3), desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de cinco meses; imunossuprimidos (baixa imunidade), desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de 28 dias.

No caso das pessoas que precisam tomar a segunda dose, poderão se vacinar quem recebeu vacina: da Astrazeneca, há mais de 70 dias (10 semanas); da Pfizer, há mais de 56 dias (8 semanas); da Coronavac, há mais de 28 dias (4 semanas).

Para se vacinar, será preciso apresentar um documento de identidade, cartão de vacina e CPF ou cartão do SUS. Pessoas com imunossupressão também terão que levar laudo médico (de 2018 em diante) indicando a condição ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde fazem tratamento.

Enquadram-se no grupo de imunossuprimidos pessoas nas seguintes condições: imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune, conforme anexo único; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

“Estamos adotando diversas estratégias para alcançar a população, a cada fase da campanha, e já chegamos mais de 220 mil doses aplicadas. Aos cachoeirenses que ainda precisam tomar a primeira dose, completar o esquema vacinal ou tomar a vacina de reforço, pedimos que aproveitem mais essa oportunidade”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19, em Cachoeiro, podem colaborar com a campanha “Compartilhe Amor”, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.

Lista de unidades de saúde do Dia D:

1- UBS Abelardo Machado
2- UBS Amaral
3- UBS Aeroporto
4- UBS Novo Parque
5- UBS Village da Luz
6- UBS Aquidaban
7- UBS São Luiz Gonzaga
8- UBS União
9- UBS Coramara
10- UBS BNH de baixo
11- UBS BNH de cima