Dia da Árvore é celebrado com plantio na região central

Cerca de 300 mudas já foram plantadas neste ano pelo projeto de arborização da prefeitura de Cachoeiro

Uma das vias mais importantes da região central de Cachoeiro, a rua Capitão Deslandes recebeu o plantio de 37 mudas de quaresmeiras nesta quinta (21), Dia da Árvore, como parte das atividades da Semana da Árvore, promovida pela prefeitura.

A ação também integra o projeto de arborização urbana que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciou em junho e já contabiliza 300 mudas plantadas na cidade.

Nativa da Mata Atlântica, a quaresmeira é uma espécie conhecida pela floração roxa e rosa e a expectativa é de que, a médio e longo prazos, garantam benefícios estéticos e climáticos à via, como atenuar o calor com as sombras geradas pelas copas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mario Louzada, o próximo passo da ação é dialogar com a população conscientizá-la sobre os cuidados com as árvores. “Esse é o início para a mudança, para termos uma cidade melhor, com mais respeito à natureza, muitas flores na primavera e sombras durante todo o ano”, diz.

A professora Marlene Maria do Nascimento, que passava pela rua no momento do plantio, aprova a ação. “As pessoas têm que entender que sem a natureza não há vida e a cidade precisa de árvores. Elas são o pulmão do mundo, trazem diversos benefícios como refrescar o ambiente nos dias quentes”.

A Semana da Árvore segue até esta sexta (22), com plantios e um workshop sobre sementes, a partir das 9h, na escola municipal Jenny Guárdia, no bairro São Geraldo.