19 a 21 de setembro

Dia da Árvore será comemorado com atividades para estudantes na Praça de Fátima

Local receberá placas com QR code que exibirá informações sobre espécies de árvores
Foto: Divulgação/PMCI

Em alusão ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro realizará ações educativas na Praça de Fátima, Centro, voltadas para alunos de escolas das redes municipal, estadual e particular da região.

Para receber os estudantes, as Gerências de Educação Ambiental e Recursos Naturais da Semma, que coordenarão as atividades, irão fixar estacas próximas às árvores do local, contendo um QR code que, quando processado por meio de celulares, exibirá informações sobre as espécies. Outro atrativo será a Eco Trilha, jogo interativo em que se aprende brincando sobre a importância da preservação ambiental.

No Circo da Cultura, será montado um espaço com exposição de sementes, onde os estudantes aprenderão sobre a identificação de plantas. Ao final, será realizada uma palestra com o tema “Conhecendo e preservando a natureza nos espaços públicos”.

As visitas, que acontecerão entre os dias 19 e 21 de setembro, pela manha e à tarde, serão guiadas por uma equipe multidisciplinar composta por biólogos, engenheiros florestais, técnicos, entre outros, que irão apresentar, aos estudantes, de forma lúdica, a importância da preservação do meio ambiente.

Para participar da ação, as instituições de ensino deverão marcar, previamente, a visitação, junto à Semma, pelo telefone 28 3155-5311, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Dúvidas podem ser sanadas, também, pelo e-mail: edambiental2022@gmail.com

“Envolver a comunidade escolar nas questões relacionadas à preservação do meio ambiente é essencial para construirmos uma sociedade mais consciente, que respeite a natureza e garantir um futuro melhor para as gerações futuras”, destaca Maelle Blunck, secretária municipal interina de Meio Ambiente de Cachoeiro.

Sobre o Dia da Árvore

Instituído por meio de Lei Federal no ano de 1965, o Dia da Árvore objetiva conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.

A data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.