Dia de Luta Pela Saúde da Mulher teve programação especial em Cachoeiro

Foram ofertados atendimentos na área de saúde, como testes de glicose e vacinação

Nesta terça-feira (28), em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu ações alusivas ao Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher. As atividades, voltadas ao público feminino, foram realizadas na Praça Jerônimo Monteiro, Centro.

Durante o evento, temáticas como prevenção da gravidez na adolescência, violência doméstica e a necessidade dos exames de rotina foram abordadas.

Além disso, foram ofertados atendimentos na área de saúde como teste de glicose e de sífilis, aferição de pressão arterial e vacinação (T viral, hepatite B, Dupla, gripe para os grupos prioritários e HPV, para as adolescentes).

Uma das primeiras a serem atendidas foi a dona Nancy Bahiense da Silva, de 77 anos, que fez teste de glicose e aferição de pressão arterial. Ela afirmou a satisfação de ter o acesso a procedimentos que podem ajudar na saúde. “Eu gostei demais. Isso é muito importante, porque a gente tem que se cuidar bem. Agradeço à prefeitura por essa oportunidade”, acrescenta.

“É fantástico isso. Especialmente, para quem não tem como ir ao médico com mais regularidade. Ações como essa ajudam muito a gente”, ressaltou Solange Paula do Nascimento, que já tinha aproveitado para checar a pressão arterial e colocar em dia a vacinação. “Vou desfrutar de tudo que estiver disponível hoje”, reforçou.

Também aconteceram rodas de conversa sobre autoestima, depressão, orientação sexual e autocuidado.

“Essas atividades foram importantíssimas. Tivemos a oportunidade de prestar serviços que melhoram a qualidade de vida da mulher, além, é claro, de divulgar as políticas sociais e a assistência que o município disponibiliza para o público feminino”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.