Lei Aldir Blanc

Dia de Reis será comemorado com live nesta quarta-feira (6)

Evento virtual será transmitido a partir das 18h30, marcando o fim do ciclo natalino
Foto: Divulgação/PMCI

Nesta quarta-feira (6), às 18h30, será promovida a live “Hoje é Dia de Santos Reis”, em comemoração ao Dia de Reis. A transmissão será feita por meio da página de Facebook da Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim. Quem quiser conferir, basta acessar o link: www.facebook.com/associacaofolclorecachoeiro.

As apresentações ficarão por conta das folias de reis “Estrela do Mar” e “Missão Divina” e da charola “São Sebastião”. A atividade cultural tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), por meio da Lei Aldir Blanc.

Com recursos da Lei Aldir Blanc, a Semcult repassou auxílio a espaços culturais e lançou um edital, com objetivo de fomentar atividades a serem realizadas via internet ou em formato semipresencial, como alternativa de continuidade à difusão cultural em meio à pandemia de Covid-19.

“Mesmo em tempos de isolamento social, não podemos esquecer nossas raízes culturais. A cultura faz com que nossa vida tenha significado e ela precisa ser divulgada e fomentada, em todos os meios possíveis. Por isso, convidamos as pessoas para acessar e celebrar o Dia de Reis com essas apresentações maravilhosas”, expressa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Dia de Reis

Dia de Reis é o evento que marca o encerramento do ciclo natalino. Os grupos relembram a longa jornada dos Três Reis Magos – Melchior, Gaspar e Baltazar – até a manjedoura onde nasceu o Menino Jesus. Com vestimentas coloridas, os componentes tocam instrumentos, como viola, reco-reco, tambor, acordeon, pandeiro e gaita, e entoam cânticos. Nas apresentações, destacam-se os palhaços mascarados que declamam versos e se exibem para o público.