Dia do Trânsito teve ações para estudantes, motoristas e pedestres

Programação também levou jogos e brincadeiras ao projeto Domingo na Praça

Em celebração ao Dia Nacional do Trânsito, nesta segunda-feira (25), a equipe do Departamento de Educação Cidadã e Trânsito da prefeitura de Cachoeiro realizou palestras para alunos da Legião da Boa Vontade (LBV) e motoristas de empresas de ônibus, além de distribuição de panfletos educativos nas proximidades do Terminal Rodoviário da Avenida Beira Rio.

As atividades encerraram a programação da Semana de Trânsito no município, que teve início no dia 18 deste mês.

Neste domingo (24), crianças e adultos que estiveram pela manhã no Circo da Cultura, na Praça de Fátima, aprenderam sobre segurança no trânsito de maneira divertida.

A Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef) promoveu, na ocasião, uma série de atividades lúdicas, com apoio da pasta de Cultura (Semcult), que desenvolve, naquele local, o projeto Domingo na Praça.

Pais e filhos participaram do concurso de pintura “Travessia na faixa de pedestres” e, também, de brincadeiras relacionadas a esse tema.

“Em uma das gincanas, por exemplo, os responsáveis tiveram de representar veículos em circulação. E eu, no papel de um agente de trânsito, os parava para que os pequenos atravessassem corretamente a faixa. Depois, a própria meninada solicitava a parada, com gesto de mão”, explicou o coordenador do departamento, Paulo Bento.

De acordo com ele, o intuito principal da ação foi atingido. “Os pais ficaram muito satisfeitos. Já as crianças, agora, terão mais segurança na hora de passarem pelas faixas de pedestres sem semáforos”, avaliou Bento, ao esclarecer, ainda, que a solicitação de parada por meio de gesto é fruto de campanha educativa do Detran-ES e, também, do Detran-DF.