Homenagens

Dia Nacional do Livro será comemorado nesta quarta-feira (27) em Cachoeiro

Evento acontecerá na Biblioteca Municipal, com programação voltada para exaltar autores da região
Foto: Divulgação/PMCI

Em alusão ao Dia Nacional do Livro (29 de outubro), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro realizará, nesta quarta-feira (27), uma série de atividades para homenagear autores regionais e promover o hábito da leitura.

Aberto ao público, o evento será iniciado às 18h30, na Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva” – instalada na Casa da Memória, localizada na rua Vinte e Cinco de Março, Centro (ao lado da escola Guimarães Rosa) – com uma mesa-redonda sobre o tema “O livro como instrumento eternizador da história”.

A programação conta, ainda, com um momento de declamação de poesias de autoria de Maria Antonieta Tatagiba (1895-1928), celebrando os 126 anos de seu nascimento, em reconhecimento e reafirmação do valor literário de sua obra. Nascida em Mimoso do Sul, a poetisa marcou época como representante feminina da poesia capixaba no século passado, sendo a primeira mulher do estado a ter um livro publicado. As poesias serão declamadas por Pedro Antônio de Souza, presidente da Academia “Maria Antonieta Tatagiba de Artes, História e Letras”, do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana.

Durante o evento, acontecerá, também, o lançamento do livro “Entre o Cuidar e o Curar”, da autora cachoeirense Luciene Carla Corrêa Francelino.

O Dia Nacional do Livro é comemorado em homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa, em Lisboa, foi transferida para a colônia, em 1810.

“Nossa cidade tem uma tradição cultural muito forte, principalmente, na literatura. por isso, é muito importante encontrarmos formas de manter viva a memória dos ilustres autores cachoeirenses e da nossa região, bem como encontrar meios de apoiar e incentivar novos talentos”, comenta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

A Semcult lembra que, em virtude dos protocolos de prevenção contra Covid-19, todos os presentes deverão utilizar máscaras no local.

Serviço:  

Evento em comemoração ao Dia Nacional do Livro

Local: Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, rua Vinte e Cinco de Março, Centro (ao lado da escola Guimarães Rosa)

Data: 27 de outubro

Hora: a partir das 18h30

Funcionamento das bibliotecas públicas da cidade

No último mês de setembro, as Bibliotecas Públicas Municipais “Major Walter dos Santos Paiva” e “Roney Argeu Moraes” ampliaram os dias e horários de atendimento, com objetivo de atender, principalmente, estudantes no contraturno escolar.

A biblioteca “Major Walter dos Santos Paiva está com atendimento às segundas, quartas e quintas-feiras, das 12h às 18h, e às terças e sextas, das 8h às 14h.

Já na “Roney Argeu Moraes”, que fica na Pracinha da Cultura “Sérgio Sampaio” (na antiga ECC), bairro Rui Pinto Bandeira, os atendimentos são às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h às 18h, e às terças e quintas, das 8h às 14h.

Além de estarem abertos para visitação, os locais também estão disponíveis para pesquisas e empréstimo de livros. Mais informações: 3155-5272 (Major Walter dos Santos Paiva”) e 3526-8732 (“Roney Argeu Moraes”).