Dilma participa de entrega de moradias em Cachoeiro

Solenidade começa às 10h, no residencial Esperança, bairro Marbrasa

A presidenta Dilma Rousseff vai participar, via videoconferência, da entrega de 496 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Cachoeiro, na manhã desta sexta (19). A transmissão ao vivo começa às 10h, no residencial Esperança, bairro Marbrasa.

Da cidade de Petrolina, no estado de Pernambuco, Dilma vai falar simultaneamente a outros seis municípios brasileiros que recebem moradias do programa federal. Por volta das 11h ela deve se dirigir diretamente ao público que a acompanha na solenidade de Cachoeiro.

Na cerimônia no município estarão presentes o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o prefeito Carlos Casteglione, o vice-presidente corporativo da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Ferreira, a secretária municipal de Trabalho e Habitação, Adriana Colombiano, entre outras autoridades.

Sonho da casa própria por R$ 25 mensais

Pelos apartamentos do residencial Esperança, os beneficiários do programa vão pagar prestações mensais entre R$ 25 e R$ 80. As unidades têm sala, dois quartos, cozinha e banheiro, totalizando área de 45,75 metros quadrados. O condomínio conta com quadras de areia e de basquete, salão de festas, espaço com churrasqueira e dois quiosques.

A auxiliar de serviços gerais Maria Aparecida Alves Santos não vê a hora de sair do aluguel e se mudar para a primeira moradia própria com a filha e o neto. “Estou feliz principalmente porque vou pagar por algo que é meu e de minha família”, afirma.

Quem compartilha desse mesmo sentimento é a costureira Ana Melina Ribeiro de Almeida. Atualmente, ela mora em uma casa alugada, no bairro Monte Cristo, com esposo e duas filhas pequenas. “Sempre sonhamos com isso. É um momento importante para todos nós”, revelou.

As famílias contempladas passaram por processo de seleção conduzido pela prefeitura de Cachoeiro e pela Caixa. Para participar, tiveram que comprovar renda mensal de até R$ 1,6 mil, entre outros requisitos, como não possuir imóvel.

No empreendimento foram investidos R$ 28,767 milhões em recursos federais. O município fez melhorias na infraestrutura do entorno, como reparos em rede de drenagem, instalação de meio-fio e pavimentação da via de acesso.

Mais 1.248 unidades estão em fase de conclusão

Além do Residencial Esperança, o programa Minha Casa, Minha Vida tem em Cachoeiro, para a mesma faixa de renda, o residencial Otílio Roncette, com 1.248 unidades em fase de conclusão no bairro Gilson Carone.