FIA

Doações ao Fundo da Infância e Adolescência beneficiam entidades de Cachoeiro

Aprisco Rei Davi é uma das instituições aptas a receber recursos do FIA
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cidadãos podem destinar recursos financeiros ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA) e, com isso, beneficiar 23 instituições socioassistenciais de Cachoeiro. Isso pode ser feito por meio de Documento de Arrecadação Municipal (DAM), via depósito direto na conta bancária do fundo, ou por meio da declaração do Imposto de Renda, para quem optar pelo modelo de declaração completo.

O FIA incentiva o aprimoramento da rede de atendimento às crianças e adolescentes da cidade. As 23 instituições beneficiadas pelo fundo estão registradas e consideradas aptas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consemca), desenvolvendo projetos em várias áreas voltados a crianças e adolescentes (veja a lista abaixo).

As doações podem ser feitas em qualquer época do ano. Na página do Fundo Municipal da Infância e Adolescência, na internet (prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/fia/index.html), é possível conferir informações detalhadas.

“A possibilidade de utilizar a declaração de Imposto de Renda para destinações ao FIA é uma facilidade a mais. Com o prazo da declaração adiado para 31 de maio, os cidadãos têm uma boa oportunidade para fazer doação. De todo modo, as doações são muito importantes para contribuir com as atividades de atendimento às crianças e aos adolescentes de Cachoeiro. Nós incentivamos que sejam feitas em qualquer época do ano”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Para mais informações, entre em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, pelos telefones (28) 3511 22-19 e 3155-5381 – de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Formas de destinação de recursos ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência:

– Emitindo Documento de Arrecadação Municipal (DAM), por meio do Portal da Prefeitura – link direto no site prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/fia/index.html;
– Depósito identificado diretamente na conta bancária – Banco 021 – Banestes. Agência: 115. Conta-Corrente: 26.578.492;
– Por meio da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física, o percentual de 3% (três por cento) para os contribuintes que tiverem suas declarações no modelo Completo, sendo deduzida a destinação do imposto devido.

Instituições aptas a receber recursos:

Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Casa Verde – Programa de Promoção e Assistência Social

Centro Salesiano – Inspetoria São João Bosco

CIEE – Centro de Integração Empresa Escola

Compassos – Instituto de Desenvolvimento Cultural, Educacional e Social do Sul do Espírito Santo

Conservatório de Música de Cachoeiro de Itapemirim

Cáritas Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim