Segurança alimentar

Doações fortaleceram ações do Banco de Alimentos de Cachoeiro em 2022

Órgão arrecadou, neste ano, 137 toneladas de alimentos
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em 2022, o Banco de Alimentos de Cachoeiro superou a estimativa de arrecadação de doações. Cerca de 85% de tudo que o equipamento público recebeu – aproximadamente 116 toneladas – foi levantado por meio de contribuições.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), uma instrução normativa, referente a adesão dos Bancos de Alimentos à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos ressalta que para se manter filiado, o equipamento público tem de atingir a meta mínima de arrecadação de 25% e de compra de alimentos até 75%.

As doações foram provenientes de diversas fontes e ações realizadas pela Semdes ao longo de 2022. Do quantitativo adquirido, foi possível produzir mais de 12 mil cestas, distribuídas para uma média de mil famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social de Cachoeiro.

“O Banco de Alimentos é um equipamento público de grande importância no apoio à rede de assistência social do município, e a participação da sociedade civil nesse processo é imprescindível. Agradecemos a todos aqueles que, ao longo do ano, nos ajudaram, doando alimentos para serem entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social”, destaca Márcia Bezerra, secretária municipal de Desenvolvimento Social.

Único na região Sul do Espírito Santo, o Banco de Alimentos da Prefeitura de Cachoeiro é referência estadual na promoção de segurança alimentar e nutricional. O órgão também é responsável pela complementação da alimentação de pessoas assistidas por 29 entidades socioassistenciais do município.

Por meio do telefone (28) 3521-9114, os cidadãos e cidadãs podem se informar sobre como realizar uma doação. A unidade fica localizada na rua Moisés Campos Pancini, no bairro Aeroporto, ao lado do Aeroporto Municipal e da Polícia Ambiental