Cultura popular

Domingo (5) tem encontro regional de Folias de Reis em Cachoeiro

Sete grupos participarão do evento
Foto: Divulgação/PMCI

No domingo (5), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro promoverá o 2º Encontro Regional de Folias de Reis. O evento, aberto ao público, será iniciado no pátio da Catedral de São Pedro, no Centro, a partir das 17h, com a cerimônia de benção das bandeiras.

Em seguida, os grupos seguirão em cortejo para a Praça de Fátima, onde se apresentarão para o público, em torno do presépio montado no local.

Os sete grupos participantes foram selecionados pela Semcult via edital. São eles: “Magos do Caete”, “Missão Divina”, “José e Maria de São Sebastião de Gromogol”, “Estela Por do Sol”, “Estrela Paz do Oriente”, “Charola de São Sebastião” e “Estrela do Mar”. Todos receberam um auxílio financeiro de R$ 1.200 para arcar com as despesas relativas à participação na atividade.

O evento marca o encerramento do ciclo natalino. Os grupos relembram a longa jornada dos Três Reis Magos – Melchior, Gaspar e Baltazar – até a manjedoura onde nasceu o Menino Jesus. Com vestimenta colorida, os componentes tocam instrumentos, como viola, reco-reco, tambor, acordeon, pandeiro e gaita, e entoam cânticos. Nas apresentações, destacam-se os palhaços, mascarados que declamam versos e se exibem para o público.

Além de conhecer melhor essa rica manifestação da cultura popular, será a última oportunidade para apreciar a decoração natalina da Praça de Fátima, que já atraiu mais de 40 mil visitantes ao local e que será desmontada na segunda-feira (6).

“A Folia de Reis é um folguedo de uma linda simbologia e muito representativo da nossa região. O Encontro Regional de Folias é um momento marcante e de singular importância, tanto para preservar nossa memória e nossas raízes, quanto para fortalecer a cultura popular, com o intercâmbio dos vários grupos”, ressalta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Projeto Verão 2020

O Encontro de Folias de Reis integra a programação do projeto “Verão 2020: Viva Cachoeiro de Itapemirim”, organizado pela Semcult.

A agenda cultural segue no dia 16, com o sarau “Braganiano: as estrelas que nós amamos”, que acontecerá, às 19h, na Casa dos Braga, localizada na rua Vinte e Cinco de Março. O evento terá apresentação musical com Amélia Barreto e uma roda de conversa com escritoras capixabas com a temática: “A importância da mulher na literatura contemporânea”.

A última atividade será no dia 23 deste mês: “Cachoeiro canta o rei”, em homenagem ao cantor Roberto Carlos. O evento será na Casa de Cultura Roberto Carlos, com apresentação do grupo 028 Band.

Últimas notícias