Proteção animal

Domingo tem ‘cãominhada’ e feira de adoção de pets em Cachoeiro

Bichinhos de ONGs e da UVZ estarão na praça Jerônimo Monteiro, disponíveis para adoção
Foto: Márcia Leal

Neste domingo (6), donos de cães e gatos de estimação podem participar com seus pets da “Cãominhada”, atividade de comemoração da Semana Municipal de Proteção Animal. O passeio acontecerá na região central de Cachoeiro e visa sensibilizar e conscientizar a população sobre posse responsável, maus-tratos e abandono de animais.

A caminhada começará no Museu Ferroviário Domingos Lage, às 8h. De lá, os participantes seguirão para a Praça Jerônimo Monteiro. A Faculdade Multivix, parceira da iniciativa, disponibilizará, no local, veterinários para orientações gratuitas.

Além disso, na praça também acontecerá uma feira de adoção, com animais de ONGs de Cachoeiro e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Será uma boa oportunidade para quem quiser adotar um bichinho de estimação. Para isso, bastar levar documento com foto e comprovante de residência. No local, também serão distribuídos brindes e amostras de ração e a Polícia Ambiental dará orientações sobre maus-tratos de animais e suas consequências.

O evento é organizado pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semesp), de Saúde (Semus) e Meio Ambiente (Semma).

“A ‘Cãominhada’ é um evento divertido e de conscientização. É uma maneira de melhorar a sociabilização dos pets, de trazer benefícios à saúde do pet e de seus donos, e alertar a população sobre a proteção animal. Com o alinhamento das secretarias e dos diversos parceiros, teremos um domingo agradável e de oferta de serviços”, ressalta a secretária de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

“Será um momento para chamar a atenção das pessoas para a importância do cuidado e do respeito com os animais”, reforça a secretária de Meio Ambiente, Andressa Colombiano.

Dicas para participação

Para participar do passeio, de forma segura, é aconselhado levar os bichinhos na coleira, água para os animais, saquinho plástico para recolher fezes e focinheira, se necessário.

Confira fotos de alguns dos animais que estarão na feira de adoção: