Escola que Colabora

Duas escolas municipais de Cachoeiro são contempladas em prêmio estadual

A "Eliseu Lofego”, localizada no bairro Rui Pinto Bandeira, é uma das premiadas
Foto: Divulgação/PMCI

Por terem alcançado bons indicadores educacionais, duas escolas da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim se destacaram na segunda edição do Prêmio “Escola que Colabora”, do governo estadual.

As unidades “Eliseu Lofego”, localizada no bairro Rui Pinto Bandeira, e “Gironda”, do distrito de mesmo nome, receberão premiação no valor de 52.500,00, cada uma. Os recursos serão repassados aos conselhos comunitários escolares e poderão ser usados para investimentos e pagamentos de despesas correntes.

O resultado do “Escola que Colabora” foi divulgado neste mês. O programa é destinado à melhoria da qualidade da Educação Básica das redes públicas de ensino estadual e dos municípios signatários do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). As escolas são classificadas com base no Índice de Resultado da Escola (IRE) – do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) – nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A iniciativa visa valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno; melhorar os indicadores educacionais no Ensino Fundamental, que envolvem o domínio de competências em leitura, escrita e matemática; promover uma política de incentivo às escolas para melhorarem seus resultados de aprendizagem; bem como promover o apoio pedagógico e financeiro às escolas de Ensino Fundamental que apresentam os menores resultados de aprendizagem.

O programa promove ações de cooperação técnico-pedagógica entre escolas com altos indicadores educacionais.

“A importância desse prêmio está, principalmente, no fato de oportunizar troca de experiências exitosas entre as unidades de ensino, oferecendo momentos de construção de estratégias de fomento à aprendizagem de qualidade para os estudantes”, comenta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.