Duas regiões já escolheram as obras prioritárias para 2012

Na sexta-feira (01) e no sábado (02), durante as duas primeiras plenárias do terceiro ciclo do Orçamento Participativo, moradores de Cachoeiro de Itapemirim decidiram as obras prioritárias para duas regiões da cidade para o ano de 2012.

Para os moradores de Coutinho, Pacotuba e Burarama, distritos que juntos formam a Região 11, a obra de drenagem e pavimentação das ruas Projetada e Júlio Souza, de Coutinho, foi eleita a mais importante, com 160 votos. Em segundo lugar, com 122 votos, ficou a construção de uma quadra coberta com área social em Monte Alegre, localidade de Pacotuba.

A Região 1, formada pelos bairros Álvaro Tavares (União), Alto União, Monte Belo, Nossa Senhora da Glória, Amarelo, Alto Amarelo, Paraíso, São Geraldo e pelas localidades de Tijuca, Safra e São João da Lancha, escolheu a construção do Centro Comunitário do bairro Alto União em primeiro lugar na lista de obras, com 54 votos.

Segundo o prefeito Carlos Casteglione, o Orçamento Participativo é uma metodologia fundamental para ajudá-lo a aplicar o dinheiro público com mais eficiência. “Não temos verba para fazer todas as obras que o povo precisa. Temos que ouvir a população para fazermos as obras prioritárias para os moradores”, enfatiza.

A próxima plenária será logo mais às 18h, na Região 4. O local é a escola municipal Professora Gércia Ferreira Guimarães, no bairro Village da Luz. O credenciamento será feito das 18h até 19h30, horário de início da plenária. Confira a lista completa das próximas plenárias abaixo.

Posse do Conselho do OP e capacitação

Os moradores das duas regiões ainda elegeram os responsáveis por fiscalizar o andamento das obras prioritárias eleitas. São sete delegados (como são chamados os fiscais) para cada região. Destes, os dois mais votados irão compor parte do Conselho do Orçamento Participativo (COP),  cuja posse será no dia 5 de maio, às 19h, no auditório do Centro Universitário São Camilo.

Os delegados eleitos na Região 1 foram: Claudeci de  Jesus Bento (conselheiro), Erneval Belonia, Ronilson dos Santos (conselheiro), Maria José Juriatto, Ailton Carvalho e Adilson da Silva. Já na Região 11 os eleitos foram: Ercílio Permanhani (conselheiro), Paulo Adão, Vera Lúcia de Paula (conselheira), Nélia Maria da Silva, Sebastiana Silva Marilda de Souza e Renato Fardim.

Todos os delegados farão um curso de capacitação social e financeira nos dias 14 e 15 de maio, respectivamente, no auditório do Senai.

Confira as próximas plenárias

Segunda-feira (4), na escola municipal Professora Gércia  Ferreira Guimarães, no bairro Village da Luz
Região 4: Abelardo Ferreira Machado, Aquidaban, Alto Novo Parque, Nossa Senhora de Fátima, Bom Pastor, Fé e Raça, Rubem Braga, Village da Luz, Novo Parque.

Terça-feira (5), na escola municipal Professor Deusdedith Batista, no bairro Coramara
Região 7: Gilson Carone, Coramara, Waldir Furtado Amorim, Dr Luiz Tinoco da Fonseca, Central Parque, Marbrasa, Aeroporto, Boa Vista, Rui Pinto Bandeira.

Quarta-feira (6), na escola municipal Galdino Theodoro da Silva (CAIC), no bairro Jardim Itapemirim
Região 8: São Lucas, Boa Esperança, Jardim Itapemirim, IBC, Jardim América, Alto Monte Cristo, Monte Cristo, Agostinho Simonato, Caiçara.

Dia 7 de abril, quinta-feira, na escola municipal Professora Maria do Carmo Magalhães, no bairro Nossa Senhora Aparecida
Região 3: Independência, Alto Independência, Ibitiquara, Ferroviários, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Penha, Santa Cecília, Santa Helena.

Dia 8 de abril, sexta-feira, na escola municipal Luiz Pinheiro, no bairro Coronel Borges
Região 2: Presidente Arthur Costa e Silva, Amaral, Baiminas, Arariguaba, Bela Vista, São Luiz Gonzaga, Coronel Borges.

Dia 11 de abril, segunda-feira, na escola municipal Alair Turbay Baião, no bairro Otton Marins
Região 5: Parque Laranjeiras, São Francisco de Assis, Zumbi, Campo da Leopoldina, Basiléia, Nova Brasília.

Dia 12 de abril, terça-feira, na escola municipal Anísio Vieira de Almeida Ramos, no bairro Vila Rica
Região 6: Otton Marins, Estelita Coelho Marins, Maria Ortiz, Vila Rica, Ilha da Luz, Teixeira Leite e Elpídio Volpini (Valão).

Dia 13 de abril, quarta-feira, na escola municipal Teresa de Avelar Picoli, no distrito de Córrego dos Monos
Região 13: Córrego dos Monos, Santa Fé e São Joaquim.

Dia 14 de abril, quinta-feira, na escola municipal Jácomo Silotti, na localidade de Sambra, no distrito de Soturno
Região 12: Gironda, Vargem de Soturno, Gruta, Localidade de Monte Líbano, São João da Lancha.

Dia 15 de abril, sexta-feira, na escola municipal São Vicente, no distrito de São Vicente
Região 10: Itaoca, São Vicente e Conduru.

Dia 16 de abril, sábado, no campus II do Centro Universitário São Camilo – ES, no bairro Recanto
Região 9: Santo Antônio, Guandu, Recanto, Centro, Sumaré e Gilberto Machado.