Recorde

Edital de avaliadores da Lei Rubem Braga teve 208 inscrições

Serão selecionados avaliadores para cada uma das 12 áreas culturais contempladas
Foto: Arquivo/PMCI

O edital de seleção de avaliadores dos projetos culturais da edição deste ano da Lei Rubem Braga teve número recorde de inscrições: 208 profissionais de diversas cidades e estados, de todas as cinco regiões do Brasil. O prazo para se inscrever foi encerrado no último dia 31 de outubro.

Nas próximas semanas, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) fará a triagem dos documentos para estabelecer a relação dos habilitados e a pontuação de cada um, de acordo com os critérios do edital. Os selecionados deverão ser homologados em reunião do Conselho Municipal de Política Cultural.

Haverá seleção de um avaliador para cada uma das 12 áreas contempladas no edital de projetos, podendo haver a contratação de uma mesma pessoa para mais de uma área. O valor a ser pago é de 10 UFCI (Unidade Fiscal de Cachoeiro de Itapemirim – em 2021, o valor de 1 UFCI é de R$ 19,94) por projeto avaliado, com parecer emitido.

As áreas culturais abrangem: Música; Dança; Teatro, circo e ópera; Cinema, fotografia e vídeo; Literatura; Artes plásticas, artes gráficas e filatelia; Folclore e capoeira; Carnaval; Artesanato; História; Preservação e restauração de acervo e patrimônio histórico e cultural de museus e centros culturais; e, novidade neste ano, Artes Integradas, que visa abarcar propostas que não se enquadram em apenas uma linguagem artística.

“Ficamos muito contentes com o número de inscritos. Isso sinaliza que teremos profissionais muito qualificados, oriundos de diferentes locais e com perspectivas diversas. Além disso, a realização de um edital específico para contratar os avaliadores garante isonomia e transparência no processo de seleção dos profissionais”, afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Seleção de projetos

Nesta edição de 2021, a Lei Rubem Braga contemplará 60 projetos culturais de até R$ 10 mil. O prazo de inscrição foi prorrogado até 15 de novembro. No total, serão investidos R$ 650 mil no pagamento dos projetos e dos avaliadores.

Nesta segunda-feira (8), às 18h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a Semcult promove uma oficina de orientação sobre o processo de inscrição no edital de projetos.

O edital, com as informações completas, junto aos formulários e demais documentos anexos, pode ser conferido no site www.cachoeiro.es.gov.br/editais.