Educação abre 25 vagas para curso sobre práticas pedagógicas

Serão ofertas 17 vagas para professores da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro lançará nesta quarta-feira (20) o edital do curso de “Práticas Pedagógicas: Pesquisas através das Conversas”. Os interessados podem se inscrever de 21 a 22 deste mês, na sede da Seme, localizada no Independência.

Serão oferecidas, gratuitamente, 25 vagas, sendo 17 destinadas aos professores da rede pública municipal e 8 ao público externo.

O curso tem os objetivos de divulgar estudos com cotidianos escolares; proporcionar a formação para os profissionais da educação da rede e ao público, evidenciando – com pesquisas já realizadas –, as conversas como caminhos potenciais para os processos de aprendizagem; estimular meios criativos de pesquisas com a escola e a produção narrativa textual sobre a temática.

A carga horária da formação será de 120h, e o período de duração será de abril até setembro. Serão estudados textos de pesquisadores especialistas da área de educação.

As inscrições deverão ser feitas na sede da Seme, que fica na rua Moreira, no bairro Independência, no horário das 8h às 17h. Os candidatos deverão preencher o formulário de matrícula, fornecido no local, que também estará disponível no edital.

“É importante mostrar como as pesquisas, no campo da educação, podem favorecer as práticas pedagógicas. Essas pesquisas têm como eixo principal a conversa e mostram quais são as possibilidades que o professor tem a desenvolver com relação à questão da aprendizagem com os alunos, pois é essencial pensar a educação como processo dialógico, entre professores, alunos e comunidades”, reforçou Patrícia Gama, subsecretária de Educação do município.

O edital, com as demais informações, encontra-se no portal eletrônico da prefeitura: www.cachoeiro.es.gov.br; basta clicar nas abas ‘secretarias’, ‘educação’ e ‘editais’.