Escola da Escolha

Educação de tempo integral de Cachoeiro é referência no ES

Equipes de três prefeituras da Grande Vitória visitaram escolas do município para conhecer metodologia
Foto: Divulgação/PMCI

O programa de educação de tempo integral desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro está se consolidando como referência para outras cidades capixabas. Nesta sexta-feira (25), representantes das prefeituras de Vila Velha, Serra e Cariacica visitaram as escolas municipais “Julieta Deps Tallon”, no bairro Zumbi, e “Florisbelo Neves”, no Novo Parque.

Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar atividades e conhecer propostas pedagógicas da metodologia de tempo integral. Também puderam conhecer espaços físicos das unidades, incluindo os que foram criados a partir da implantação do modelo de Escola da Escolha, como brinquedoteca e ateliê criativo.

Neste mês, representantes da Prefeitura de João Neiva também visitaram a escola “Julieta Deps”, para conhecer o programa.

Promovidas pela organização ES em Ação, as visitas têm a finalidade de contribuir para a implantação da metodologia nas redes de ensino dos municípios visitantes.

“A dinâmica das escolas de tempo integral é caracterizada pela riqueza e variedade de possibilidades que oportunizam a vivência, a interação e o compartilhamento de experiências com vistas a favorecer o estudante e a apropriação dos diversos conhecimentos para o seu desenvolvimento – elementos fundamentais para a sua formação integral. Estamos sempre abertos a compartilhar nossa experiência com as cidades capixabas”, afirma a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Mais de 1200 estudantes atendidos

Neste ano, o número de escolas da rede municipal que oferecem tempo integral para estudantes do ensino fundamental foi ampliado para sete. São elas “Nossa Senhora das Graças”, no bairro Agostinho Simonato; “Dona Maria Santana”, no bairro Basileia; “Prof. Elísio Cortes Imperial”, no bairro Teixeira Leite; “Julieta Deps Tallon”, do bairro Zumbi; “Prof. Athayr Cagnin”, do bairro Abelardo Machado; “Prof. Florisbelo Neves”, do bairro Novo Parque; e “Prof. José Paineiras Filho”, do bairro Costa e Silva. As sete unidades têm, ao todo, 1208 estudantes matriculados.

No modelo do Escola da Escolha, os estudantes são atendidos com jornada escolar estendida, das 7h30 às 16h30, e têm a oportunidade de aprender com matérias do currículo convencional e com disciplinas eletivas, centradas no protagonismo e no projeto de vida dos estudantes. As atividades acontecem tanto na sala de aula, quanto em espaços como ateliê criativo, brinquedoteca e biblioteca.

A implantação do modelo de Escola da Escolha na rede municipal de Cachoeiro é acompanhada pelo ES em Ação. Com a adesão a essa modalidade, idealizada Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), o município busca a expansão e qualificação da oferta de educação de tempo integral, prevista no Plano Municipal de Educação (PME).