Notícias

Educação patrimonial: Cachoeiro participa da 13ª Primavera dos Museus

Estudantes da escola Hosana Sales visitaram o Museu Ferroviário, como parte das ações

Neste mês, centros culturais de Cachoeiro receberam visitas guiadas de estudantes de três escolas públicas, para atividades de educação patrimonial que compõem a programação local da 13ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) especialmente para a participação de Cachoeiro no evento nacional, o projeto “Museus por dentro, por dentro dos museus, eu estou e você?” está mobilizando alunos das escolas estaduais Hosanas Sales, Agostinho Simonato e Presidente Getúlio Vargas (Polivalente Aquidaban). Os espaços visitados foram o Museu Ferroviário Domingos Lage, Casa dos Braga e Casa de Cultura Roberto Carlos.

A proposta é que os estudantes, após as visitas, gravem vídeos com depoimentos deles sobre o que aprenderam na atividade. Assim, a Semcult une à iniciativa dois de seus projetos permanentes: o “Doce Terra Onde eu Nasci”, que incentiva a educação patrimonial a partir das visitações, e o “Cachoeiro de Memórias”, que visa a formação de um acervo audiovisual sobre a cidade.

Os vídeos, que terão duração de 3 a 5 minutos, serão exibidos no Museu Ferroviário na próxima semana, de segunda (23) a sexta-feira (27), período da 13ª Primavera dos Museus, que terá ações em várias cidades brasileiras. A exibição será aberta ao público.

“Esta proposta é fantástica na medida que movimentamos os centros culturais, fazendo a interação entre a nossa história com a juventude e a tecnologia. Desta forma, promovemos a cidadania cultural e preservamos nossa memória”, destaca o subsecretário de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Lucimar Costa.