Currículo estadual e BNCC

Educadores da rede municipal participam de formação sobre currículo escolar

As atividades começaram nesta quarta (4), envolvendo professores e pedagogos
Foto: Divulgação/PMCI

Neste mês, professores e pedagogos da rede municipal de educação de Cachoeiro de Itapemirim participam de encontros pedagógicos sobre o currículo escolar do Espírito Santo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Realizadas no auditório do Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor de Educação Básica “Dr. Dirceu Cardoso” (Cecapeb), localizado em Morro Grande, as atividades começaram nesta quarta-feira (4) e são direcionadas para profissionais que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Nas aulas, serão abordadas as práticas relativas ao currículo escolar do estado, a avaliação diagnóstica do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) e a importância das avaliações internas, externas e diagnósticas para avanço nos trabalhos de leitura e escrita da educação básica.

Os profissionais conhecerão os materiais pedagógicos do Paes direcionados para as turmas do 1º e do 2º ano do fundamental e, também, analisarão e debaterão resultados das avaliações do pacto realizadas em 2019.

“No ano passado, os profissionais da rede municipal de ensino também participaram de formação a fim de aprofundarem os conhecimentos e práticas em relação ao currículo do Espírito Santo e a BNCC. Em 2020, é o momento de colocar em prática o que foi repassado nas formações e participar de novas oficinas, para efetivação dos referenciais curriculares nas salas de aula”, ressalta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Saiba mais

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, homologado em dezembro de 2017, fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. As diretrizes pedagógicas estabelecidas pela BNCC serviram como guia de orientação para a elaboração do Currículo do Espírito Santo (Educação Infantil e Ensino Fundamental), conforme o regime de colaboração estabelecido pelo Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

Cronograma de Encontro das Formações:

Quarta-feira (04 de março)
Pedagogos das turmas de 1º, 2º e 3º ano

Quarta-feira (11 de março)
Professores das turmas de 1º ano

Quarta-feira (18 de março)
Professores das turmas de 2º ano

Quarta-feira (25 de março)
Professores do maternal III

Terça-feira (31 de março)
Professores do maternal IV