Notícias

Educadores das escolas de tempo integral preparam início das aulas

Por conta da capacitação, ano letivo nessas escolas começa no dia 20 deste mês

Profissionais das escolas municipais de tempo integral Julieta Deps Talon e Prof. Athayr Cagnin, em Cachoeiro, estão se preparando para aplicação de uma nova metodologia nas unidades, baseada no conceito de “Escola da Escolha”. Por isso, o calendário escolar delas é diferenciado: o ano letivo começa no dia 20 deste mês.

Nesta terça-feira (5), gestores, pedagogos e articuladores de aprendizagem iniciaram o planejamento das atividades sob instrução de formadores do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), de Pernambuco, e do ES em Ação, de Vitória, entidades com as quais a Secretaria Municipal de Educação firmou acordo de cooperação para implantar o novo modelo pedagógico.

Adotada em diversos estados brasileiros e com eficácia reconhecida por especialistas da área educacional, a “Escola da Escolha” é uma proposta centrada no protagonismo e no projeto de vida dos estudantes do ensino fundamental.

Além das disciplinas do currículo convencional, os alunos terão liberdade para escolha de atividades (disciplinas eletivas). “Muitas novidades estão sendo preparadas: recreio de possibilidades, brinquedoteca, ateliê criativo, clubinho de protagonismo. Essas e outras atividades são estratégias para potencializar o currículo escolar”, explica a subsecretária de Educação Básica, Patrícia Gama.

As atividades com gestores e pedagogos são realizadas no Centro de Referência, Pesquisa Capacitação do Professor de Educação Básica (Cecapeb) em Morro Grande. Paralelamente, os professores das duas escolas estão nas unidades aprofundando conhecimentos sobre a nova metodologia. “Durante toda a próxima semana, vamos reunir todos esses profissionais para mais uma etapa preparatória”, complementa Gama.

Juntas, as escolas Julieta Deps e Athayr Cagnin vão atender 500 alunos de turmas do 1º ao 5º ano com jornada estendida, das 7h30 às 16h30. A preparação das duas unidades de ensino inclui, também, a revitalização e ressignificação de espaços dos prédios para possibilitar a realização de atividades pedagógicas com foco no estímulo à criatividade e no desenvolvimento de competências e habilidades.

“Com essas medidas, Cachoeiro expande e qualifica a oferta da Educação de Tempo Integral na rede municipal, cumprindo a Meta 6 do Plano Municipal de Educação”, frisa a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.