Contribuição

Educadores participam de oficina do Plano Municipal de Educação ambiental

Ação foi realizada na Escola Estadual “Presidente Getúlio Vargas”
Foto: Márcia Leal/PMCI

As secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Educação (Seme) de Cachoeiro realizaram, nesta quarta-feira (8), mais duas oficinas para a construção do Plano Municipal de Educação Ambiental (PlanEA-CI). O público-alvo, dessa vez, foram profissionais da educação das redes estadual, municipal e particular.

O encontro foi realizado na Escola Estadual “Presidente Getúlio Vargas” (Polivalente), no bairro Aquidaban, pela manhã e à tarde, e teve como objetivo colher sugestões e contribuições para a elaboração do PlanEA, com foco em uma abordagem pedagógica.

Na ocasião, os participantes foram apresentados aos eixos temáticos centrais do plano. São eles: recursos naturais; saneamento e resíduos; proteção e bem-estar animal; controle ambiental; cidadania e comunidade; e gestão ambiental no campo. Depois, formaram grupos, para apontar pontos fortes ou fracos, oportunidades e ameaças que identificarem no ambiente educacional.

“Ninguém melhor que os próprios educadores para nos auxiliarem na elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental, pois estão, diariamente, lidando com a formação dos futuros cidadãos e cidadãs. É uma parceria valiosa para construirmos uma sociedade consciente em relação aos temas ligados ao meio ambiente”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca.

Comunidades também participaram de oficinas

Além dos profissionais da educação, as comunidades da sede e interior do município também participaram de oficinas para construção do PlanEA. Foram oito, no total, realizadas entre abril e julho deste ano e que receberam um público de mais de 250 moradores.