Metas

Elaboração de novos planos municipais de Água e Resíduos Sólidos entra em nova fase

Planos vão definir ações com foco em saneamento
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro deu início a uma nova fase da revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE) e da elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Trata-se da etapa de Estudos Especiais, em que setores da administração municipal com atuação direta ou indireta nos eixos água, esgoto e resíduos debatem as diretrizes dos planos.

A primeira atividade desse ciclo foi a reunião virtual realizada, nesta quinta-feira (11), entre representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), de Manutenção e Serviços (Semmat), de Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e do Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que orienta o processo de elaboração dos planos.

Nas reuniões, são abordados os tópicos referentes ao item 9 do Termo de Referência do Contrato 400/2019, como a implementação da coleta seletiva porta a porta, instalação de pontos de entrega voluntária (PEVs), criação do Sistema Municipal de Informação de Resíduos (SIMIR), criação de rede de recolhimento de óleo vegetal e móveis usados, criação do Fundo Municipal de Saneamento, viabilidade para extinção de redes mistas (esgoto e drenagem) e atendimento integral dos distritos e localidades e zona rural.

“A partir da aprovação desses estudos, poderão ser propostos metas e prazos para os cumprimentos das diretrizes. É um trabalho que, na área de resíduos sólidos, por exemplo, resultará, futuramente, em uma coleta seletiva mais eficiente, com uma associação de catadores mais forte, o que fortalece a economia solidária. A economia circular, referente à cadeia produtiva que gira em torno da reciclagem, também será fomentada, pois pode atrair negócios para o município”, afirma a secretária de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca.

Etapas anteriores

O trabalho de revisão do PMAE e elaboração do PMGIRS de Cachoeiro começou em 2020. Já foram realizadas as etapas de Plano de Trabalho, Plano de Mobilização Social e de Diagnóstico Técnico Participativo sobre saneamento no município. Os moradores tiveram oportunidades de contribuir com o processo por meio de audiência pública e consulta pública on-line.

A população pode acompanhar o andamento dos trabalhos por meio do portal da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), na página da Semma, onde estão disponíveis os documentos gerados até o momento, em parceria com o Lagesa.