Eleição de grêmios estudantis fortalece valores da democracia nas escolas municipais

Cerimônia de posse do grêmio da escola Pedro Estellita aconteceu nesta terça (17)

A prefeitura de Cachoeiro tem estimulado a participação dos estudantes na gestão das escolas municipais, com a formação de grêmios estudantis. E, nesta semana, começaram as solenidades de posses das chapas vencedoras das eleições realizadas nas últimas semanas em 15 unidades de ensino.

Na segunda (16), tomaram posse os estudantes eleitos para os grêmios das escolas Professor Florisbelo Neves, Professora Gércia Ferreira Guimarães e Maria das Dores Pinheiro Amaral. Na terça (17), foi a vez das escolas Pedro Estellita Herkenhoff e Professora Deusdedit Baptista. Nesta quarta-feira (18), nos distritos de Soturno e Pacotuba, assumiram os representantes para os grêmios das unidades de ensino Jácomo Siloti e Luiz Samprini.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), incentivam a formação de grêmios com a intenção de encorajar a participação mais ativa dos alunos em projetos, atividades e ações educacionais, possibilitando, assim, uma gestão escolar mais democrática.

A gestora da escola Pedro Estellita Herkenhoff, Simone Damescena Cordeiro, relata que o envolvimento dos alunos no processo de eleição foi expressivo e empolgante. “Foram dez chapas inscritas, isso mostra que eles absorveram bem o conceito de democracia. Essa é uma iniciativa muito importante, porque, desde cedo, insere o jovem no contexto democrático, mostrando que ele tem voz e que pode colaborar para a gestão da escola e, até, da comunidade”, avalia.

“A posse dos grêmios estudantis é um movimento que garante um rico espaço de discussões dos alunos com a gestão escolar. E, nesse movimento democrático, ações inovadoras podem ser efetivadas e apresentar melhorias para o processo de ensino e aprendizagem”, considera a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

“Os grêmios são importantes por ensinarem os jovens sobre coletividade, democracia e solidariedade, além de dar destaque àqueles que são os protagonistas da educação”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

As cerimônias de posse acontecerão até a próxima terça (24). Os grêmios são compostos por sete membros, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, eleitos neste mês.

Próximas posses dos grêmios estudantis

19/09 – Galdino Theodoro da Silva (Jardim Itapemirim), 9h | São Vicente (São Vicente), 14h

20/09 – Monteiro Lobato (Alto União), 10h | Anacleto Ramos (Ferroviários), 14h

23/09 – Professor Valdy Freitas (Paraíso) | Jenny Guardia (São Geraldo), 15h

24/09 – Luiz Marques Pinto (Boa Vista), 9h | Anísio Vieira de Almeira Ramos (Vila Rica), 14h

Greminhos

No próximo mês, o apoio à formação de grêmios estudantis será expandido na rede municipal. A Seme e a Semdes realizarão as eleições para os greminhos, envolvendo no projeto, as escolas de ensino fundamental I, que atendem alunos de 1º ao 5º ano. Para 2020, a meta é alcançar as unidades de educação infantil.