Em reforma, Centro de Saúde mantém 300 atendimentos diários

Melhorias incluem adaptação dos banheiros para pessoas com deficiência e instalação de elevador

Está em andamento, em Cachoeiro de Itapemirim, a reforma do Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, que é executada sem comprometer a média de 300 atendimentos realizados por dia na unidade (localizada no bairro Santo Antônio), em áreas como pediatria, ginecologia, fonoaudiologia e psicologia.

Atualmente, os trabalhos – realizados por empresa contratada pela prefeitura, via licitação ,– contemplam o prédio anexo (que abriga o laboratório do centro), que passa por reforma geral. A entrega desta etapa ocorrerá no próximo mês, quando, então, começa a ser revitalizado o prédio histórico, sem afetar sua arquitetura original.

As intervenções incluem, dentre outras melhorias, adaptação dos banheiros para uso adequado por pessoas com deficiência, instalação de elevador com acessibilidade, reparos nas janelas e nas instalações hidrossanitárias, pintura geral, novos forros e vidros e substituição da cobertura.

A finalização total da reforma está prevista para julho de 2020. “A razão deste prazo é que, por se tratar de uma obra bastante complexa, devemos conduzi-la de maneira bastante cautelosa, para que não haja nenhum tipo de interferência, ou mesmo interrupção, ainda que temporária, nos serviços de saúde ali ofertados, todos de extrema importância para a população cachoeirense”, justifica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

As melhorias contam com recursos repassados pelo Ministério da Saúde, num investimento orçado em R$ 794.940,99.

Reforma do PPG em fase final

Está em fase final a reforma do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, na qual são investidos R$ 735.900,72.

Além da ampliação e melhoria das instalações do PPG, com adequações aos novos padrões sanitários, também estão incluídas a construção de uma subestação de energia e uma central de gás para abastecimento do centro de saúde, bem como um posto policial para reforçar a segurança.

Manutenção em unidades de saúde

A Semus investe, ainda, em serviços de manutenção preventiva e corretiva nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Nesta semana, por exemplo, será concluída a melhoria do ponto de apoio da localidade de Monte Verde, do distrito de São Vicente, que passou por intervenções em suas instalações físicas. Também receberá novos equipamentos, como aparelhos de ar-condicionado, mesas, cadeiras, longarinas e geladeira para armazenamento de vacinas.

Outras unidades atualmente em reforma são as dos bairros Aeroporto, Boa Vista, Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima) e São Luiz Gonzaga.