Notícias

Em seminário, Cachoeiro avalia conquistas a partir dos Objetivos do Milênio

Pelo apoio ao empreededorismo, prefeitura já recebeu Prêmio ODM Brasil

Os moradores de Cachoeiro terão oportunidade para avaliarem os avanços no município relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A reflexão será feita no Seminário “Análise e Balanço do Alcance dos ODM – 2000 a 2015”, na próxima quinta-feira (08), das 8h30 às 12h, no auditório do Centro de Manutenção Urbana (CMU) da prefeitura. O evento é aberto ao público. 

Segundo o coordenador executivo de administração do gabinete do prefeito, Antonio Fernandes Mastela, Cachoeiro implementou ações nos oito eixos dos Objetivos do Milênio: diminuiu a fome e a miséria; ampliou a oferta de educação básica de qualidade, promoveu políticas de igualdade entre os sexos e valorização da mulher, reduziu a mortalidade infantil, buscou melhoria para a saúde das gestantes; lutou pela melhoria da qualidade de vida e pelo respeito ao meio ambiente e trabalhou pelo desenvolvimento.

Neste último quesito, o município chegou a ganhar prêmio na quinta edição do ODM Brasil, com o trabalho “Formalização dos Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual” . Outras seis prefeituras e 23 organizações da sociedade civil tiveram práticas contempladas, entre as 1.090 inscritas. A escolha foi feita por um júri composto por 16 especialistas de todo o país.

Mas isso não significa que ações não tenham sido implementadas para a conquista dos outros objetivos em Cachoeiro, tais como o fortalecimento da rede de atenção social, por meio dos Cras e da ampliação dos serviços, que permitiram a diminuição dos índices de extrema pobreza, o fortalecimento de uma política de alimentação escolar de qualidade e um trabalho de valorização e manutenção do homem no campo, diminuindo a vulnerabilidade alimentar da região.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2016-2030

O seminário marca a transição dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2016-2030, que incluem 17 itens, como o fim da pobreza, da fome, a igualdade de gêneros, o manejo sustentável da água e o saneamento, garantir acesso à internet barata, confiável e sustentável, promover o uso sustentável de ecossistemas, entre outros.

Segundo Mastela, eles preveem a manutenção e ampliação das conquistas alcançadas pelo mundo, ao lutar pelos oito objetivos do milênio. Com o seminário, Cachoeiro espera intensificar o envolvimento de órgãos públicos, iniciativa privada e a sociedade civil para tentar conquistar as novas metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira a programação!

8h30 – Credenciamento
9h – Abertura – Constituição de Mesa, com Fernando Mastela, coordenador do Núcleo ODM Cachoeiro
9h20 – Saudação dos componentes da mesa
9h40 – Exposição do prefeito Carlos Casteglione – Análise/ Balanço dos ODM – 2000/2015 no município.
10h50 – Agenda pós 2015 – objetivos Desenvolvimento Sustentável – ODS Haydee da Cunha Frota – Consultora do PNUD/Brasil – região Sudeste.
11h30 – Debate
12h – Encerramento.